A ONU denunciou um cenário de "show de horrores" causado pela fome e pela disparada de mortes por desnutrição na Faixa de Gaza. Mais de 100 ONGs também alertaram nesta quarta-feira (23) que um cenário de "fome em massa" se propaga em Gaza, e exigiram um cessar-fogo imediato e maior entrada de ajuda humanitária no território.
O comunicado conjunto das ONGs ocorre em meio a um aumento nos últimos dias das denúncias sobre fome extrema e desnutrição em massa dos palestinos por conta da guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas em Gaza, que já dura 21 meses, e uma entrega de comida "a conta-gotas" criticada por dezenas de países.
A ajuda humanitária distribuída em Gaza é controlada por Israel e desde maio é realizada de forma exclusiva por uma controversa empresa dos EUA. "O sistema de ajuda humanitária liderada pela ONU (...) foi impedido de funcionar", disseram as ONGs. Além disso, mais de mil palestinos que tentavam obter comida em pontos de distribuição de ajuda humanitária foram mortos por tiros israelenses desde o final de maio, segundo a ONU.
Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2025/07/23/mais-de-100-ongs-denunciam-fome-em-massa-gaza-show-de-horrores-onu.ghtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário