José Ricardo destaca governo Dilma pela manutenção dos incentivos fiscais da ZFM


José Ricardo
O encaminhamento dado pelo Governo Federal, que mantém a excepcionalidade quanto aos incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus (ZFM), foi tema do discurso do deputado estadual José Ricardo Wendling (PT) na manhã desta quarta-feira (5), na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM).

Ele destacou a manifestação do deputado Chico Preto (PSD), ressaltando o esforço do Governo do Estado junto ao Governo Federal e ao Congresso Nacional para mostrar a importância dos incentivos e a ameaça a ZFM no que diz respeito a unificação das alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadoria (ICMS) em 4%, motivo certo para combater a guerra fiscal. “Acho que o Governo Federal, na época de Luiz Inácio Lula da Silva e agora com a presidenta Dilma Rousseff (ambos do PT) de forma clara e direta está mantendo o compromisso de manter a ZFM com esse olhar para o Brasil, para o Amazonas, entendendo que a política de incentivos fiscais é um instrumento para manter o que temos em nível de desenvolvimento e de oportunidades no Estado”, argumentou José Ricardo.

O parlamentar petista disse ainda que apesar disso, ele e o deputado federal Francisco Praciano (PT) estarão cobrando para que o Governo Federal vá muito além dos incentivos fiscais, com investimento em infraestrutura e presença mais ampla de órgãos federais do Amazonas, na fronteira, para mostrar que Amazonas também faz parte do Brasil, incluindo o Estado em todos os aspectos. “Sempre ressaltando a decisão do Governo Federal de unificação de ICMS e da excepcionalidade da ZFM, mantendo a alíquota de 12% e percebendo os impactos na economia amazonense, se ficasse na proposta original”, lembrou. 

O deputado alertou que mesmo com a proposta, é importante a classe política ficar vigilante, uma vez que existem forças econômicas de outros Estados, como o de São Paulo, que age para neutralizar e acabar com a ZFM. “É importante que haja acompanhamento para a manutenção dos incentivos fiscais”, disse. 

Fonte: Diretoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Origem dos nomes dos países da América do Sul.

Argentina Vem do latim argentum, que significa “prata”. Os colonizadores espanhóis usaram esse nome inspirados no Rio da Prata e nas lendá...