Acessos

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

População será capacitada para atuar em situação de desastre


Primeiro simulado de preparação para desastres, em maio deste ano, em Salvador (BA)/Foto: Ministério da Integração Nacional

Simulados de defesa civil serão realizados em quatro estados 

Moradores de quatro comunidades de São Paulo (SP), Contagem (MG), Vitória (ES) e Blumenau (SC) participarão, no próximo sábado (26), da quarta rodada dos Simulados de Preparação para Desastres. Coordenados pela Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, os exercícios ensaiam a retirada de emergência de famílias que vivem em áreas de risco e sob ameaça de chuva forte.

A ação capacita moradores para atuar em situação de desastre e busca consolidar procedimentos e conteúdos para a criação de um sistema permanente de monitoramento, alerta e alarme. A Sedec já organizou outras ações desse tipo: a primeira, em maio, no Nordeste, depois, em outubro, na região serrana do Rio de Janeiro e em novembro na região Sul do País.

Os simulados permitem ainda avaliar o preparo das coordenadorias estaduais e municipais, o grau de envolvimento da população e a eficiência dos sistemas de cadastramento. O evento conta com o apoio das Coordenadorias de Defesa Civil e com a participação da polícia militar, corpo de bombeiros, guardas de trânsito e sociedades civis organizadas.



Simulado - O exercício tem início com um alerta emitido pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres a órgãos estaduais e municipais de defesa civil. O sinal aponta a ocorrência de chuvas, com riscos de deslizamentos de terras. A segunda etapa envolve as defesas civis locais, que vão disparar o alarme aos moradores das áreas vulneráveis via SMS, carros de som e líderes comunitários. O terceiro passo é a evacuação das comunidades por meio de rotas traçadas pelas defesa civil. Os moradores deixarão as casas em direção a pontos estratégicos e levados a abrigos, onde serão cadastrados e receberão orientações sobre como agir e se prevenir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário