José Ricardo apresenta emenda para abrir vagas para psicólogos e assistentes sociais em concurso da Seduc

Fonte: http://www.aleam.gov.br/ANMateria.asp?id=9980
Ao enaltecer a data comemorativa aos professores — Dia 15 de Outubro — o deputado estadual José Ricardo Wendling (PT) anunciou que apresentou, na manhã desta quinta-feira (11), na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), emenda ao projeto do Governo do Estado, sugerindo a abertura de vagas para psicólogos e assistentes sociais no concurso público da Secretaria de Estado da Educação e Qualidade de Ensino (Seduc), em tramitação na Casa Legislativa, para contratação de 9.600 profissionais da Educação.

O parlamentar lembrou que esse é o momento de apresentar emendas, enquanto o projeto está em tramitação. “Vamos apresentar a proposta de abertura das vagas e outras funções para depois discutir o orçamento”, garantiu ele, deixando em aberto o seu projeto de emenda para subscrição. 

Como questionou o parlamentar, se escolas particulares são obrigadas a ter psicólogos e assistentes sociais para atender os alunos, porque a escola pública não tem? 

José Ricardo argumentou também, o fato da rede pública possuir 470 mil alunos no Estado. “Se considerar as 585 escolas no Estado, estamos falando de um psicólogo para cada 804 alunos. Professores são quase 26 mil, entre eles, pedagogos. Por esse quantitativo seria um psicólogo para cada 44 professores. E ainda é pouco para o universo de público que teriam”, garantiu. 

Indicação ao governo

O parlamentar disse, ainda, que está propondo ao governo, por meio de Indicação, que ajude os profissionais contratados pelo Processo Seletivo, a se preparar para o concurso e ter condições de aprovação e não deixá-los desamparados e demitir simplesmente no final de contrato. 

José Ricardo cobrou, mais uma vez, a presença do secretário de Estado da Educação na ALEAM para falar dos investimentos na área, do Plano de cem dias da Educação e da situação dos não concursados. 

Os professores, como assegurou, enfrentam uma série de discussões, entre elas a do Plano Nacional da Educação (PNE), realizadas em nível nacional. A luta para que tenha um percentual maior de investimentos em nível federal, estadual e municipal é crescente. “Professores da rede pública não têm plano de saúde, auxilio alimentação e transporte”, afirmou. 

O deputado aproveitou para parabenizar os professores pelo seu Dia e também destacou a posse do procurador-geral do Ministério Público do Estado (MPE-AM), Francisco Cruz. Mas cobrou, por outro lado, a promessa de concurso público para a Defensoria Pública do Amazonas. 

José Ricardo também denunciou a falta de água nos bairros da Zona Oeste e Centro-Oeste, citando Alvorada e Redenção, que estariam dias sem fornecimento de água. “O poder público ainda não acordou para o problema”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Após consumo de peixe, três casos de doença de Haff são confirmados em Itacoatiara.

Três casos de doença de Haff foram confirmados em Itacoatiara , no Amazonas. Os registros aconteceram em 2025 e foram divulgados quinta-fei...