sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Aos candidatos - Francisco Praciano*


No próximo dia 28 escolheremos a pessoa que irá cuidar pelos próximos quatro anos, da educação básica ofertada pelo nosso município. Em agosto deste ano, o MEC divulgou as notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) relativas ao ano de 2011 e Manaus obteve um dos piores resultados na Educação Fundamental do 1º ao 5º ano. Entre as 100 melhores escolas de ensino básico da rede pública do Amazonas, apenas quatro delas pertencem à rede de ensino da capital.

Após a divulgação dos resultados do Ideb, o professor Paulo Henrique do Couto, representante do Fórum de Educação do Amazonas, concedeu entrevista a um dos veículos de comunicação de nossa cidade afirmando que a baixa participação das escolas de Manaus entre as 100 melhores escolas do Estado é resultado do pouquíssimo investimento público neste setor.

Concordo plenamente com o professor Paulo Henrique e peço aos candidatos Arthur Neto e Vanessa Grazziotin que procurem incluir, entre suas respectivas propostas prioritárias, a urgente atenção para o problema da baixa qualidade de ensino público em Manaus. Peço também, a qualquer dos dois que venha a vencer o pleito, que procure fazer o possível para atender as seguintes reivindicações dos professores:

1ª) O cumprimento da Lei do Piso Salarial do Professor, que estabelece o piso de R$ 2.100,00 para o professor com formação Superior (incluído o pagamento de 1/3 do salário pelo tempo que o professor leva para preparar aula e aperfeiçoar a sua formação);

2ª) A reformulação do Plano de Cargos, Carreiras e Subsídios, que se encontra defasado. É preciso, por exemplo, diminuir o número de anos para que um professor seja promovido (hoje o professor só tem promoção a cada três anos);

3ª) A inclusão do atendimento odontológico no Plano de Saúde da SEMED;

4ª) O reajuste do valor do ticket alimentação, uma vez que este ticket não é reajustado há quase cinco anos.

Essas medidas contribuirão para incentivar a carreira de professor e melhorar a qualidade do ensino.

* Deputado Federal pelo PT-Am.
(Publicado terça-feira, 16 de outubro /2012, no Jornal Dez Minutos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário