Acessos

sábado, 24 de dezembro de 2011

Políticos do AM usam programas de TV ou rádio para impulsionar candidatura

Programas de rádio e de TV de cunho assistencialista e policialesco são utilizado para manter ou conquistar mandatos.


Pelo menos seis dos 38 vereadores que irão tentar reeleição no próximo ano possuem ou já possuíram programas de rádio ou TV do tipo “TV Miséria” de cunho assistencialista, policial, ou explorando carências sociais e dando “soluções” para os problemas em que o Executivo deveria ter responsabilidade.

A classificação dos programas foi dada pelo procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC), Carlos Alberto de Almeida, na semana em que o País aprovou a 'Lei de Acesso às Informações', que dará maior controle das ações do poder público pela população.

“Fico desolado quando vejo questões que deveriam está indo para a administração pública serem levados para programas da 'TV Miséria', esses programas eleitoreiros, onde a pessoa fica reclamando que tem buraco não sei onde, enquanto isso deveria ser direcionado para as ouvidorias e controladorias”, critica o procurador-geral.

Da Câmara Municipal sairão em campanha os vereadores-apresentadores Reizo Castelo Branco (PTB), Socorro Sampaio (PP), Elias Emanuel (PSB), Hissa Abrahão (PPS), Mirtes Sales (PPL) e Massami Miki (PSL). Fora dela já pipocam na mídia pelo menos outros cinco programas que seguem os passos do extinto “Canal Livre”.

Apresentado por Reizo, o programa “A Voz da Esperança”, na TV Em Tempo, ajuda pessoas carentes a conseguir remédios, cestas básicas e até constrói casas. Do ex-candidato a vereador Ronaldo Tabosa, o programa “Comunidade Alerta”, na Band, aposta em matérias policiais, dando ênfase à perseguição e prisão de suspeitos de cometerem delitos.

“Esses messiânicos, na verdade, são instrumentos da não-cidadania. Não contribuem para politizar as relações de poder”, critica o antropólogo, Ademir Ramos.

Apresentador do programa “Waisser Botelho - Reallity Show”, o jornalista Waisser Botelho diz que sua intenção não é candidatura. “Vou continuar contribuindo com o povo como jornalista crítico e polêmico”, disse. Botelho, no entanto, acredita que se fosse candidato sairia vitorioso. “Com o carinho que recebo todos os dias, tenho certeza que seria um dos primeiros”, argumenta.

Esse pensamento é desencorajado pelo vereador Elias Emanuel (PSB), que iniciou a carreira política no jornalismo. “Eu não vejo mais assim. Onde um apresentador comunitário ou 'policialesco' terá resultado fácil nas eleições. Temos exemplos de péssimas votações em 2010”, argumenta. Foi como apresentador do programa “AM - TV”, da TV Amazonas, que tratava de assuntos comunitários, que Emanuel se elegeu em 2004.

Ancora do programa “Exija seus Direitos”, que projetou o deputado estadual Marcos Rotta (PMDB) e a vereadora Mirtes Sales (PSL), o jornalista filiado ao PSD, Álvaro Campelo, deve tentar pela segunda vez uma vaga na CMM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário