Professores da Ufam aderem ao Dia Nacional de Paralisação


Professores da instituição aderem ao Dia Nacional de Paralisação dos Servidores Públicos Federais.

Por: PIERO CAÍQUE



Professores e técnicos da Ufam paralisam atividades nesta terça-feira (05/07).

Os professores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) paralisaram todas as atividades nesta terça (5), aderindo ao Dia Nacional de Paralisação, com uma manifestação na entrada do Campus da universidade, localizada na Avenida General Rodrigo Octávio Jordão Ramos, Coroado I, zona Leste de Manaus.

Os professores contaram com o apoio dos técnicos administrativos da instituição, paralisados há um mês e de alunos do Movimento Alternativo, fechando a entrada do Campus com faixas e cavaletes, apitos e um bumbo chamando atenção para a categoria.

As reivindicações dizem respeito à política salarial permanente com reposição inflacionária, isonomia entre as carreiras, valorização do salário base e incorporação das gratificações. Bem como a retirada dos Projetos de Lei Complementar (PLP), MP’s e decretos contrários aos interesses dos servidores públicos e que congelam o valor do salário dos servidores por 10 anos (PLP 549/09, PLP 248/98, PLP 92/07, PL 199/07).

Aderindo ao movimento e participando do ato estavam a Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas (Adua), Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Superior do Amazonas (Sintesam), Diretorio Central dos Estudantes da Ufam (DCE/UFAM), Sindicato Nacional Núcleo Sindical Amazonas (ASSIBGE), Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Amazonas (SINDSEP-AM) e o Sindicato dos Trabalhadores na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos do Amazonas (SINTECT/AM).

Universitários
Aproveitando o gancho da paralisação dos professores, os alunos do Movimento Alternativo da Ufam, vão realizar nesta terça (05) um Ato Público Contra o Aumento da Tarifa, também na entrada do Campus, a partir das 16h. Para Jeane Alves, que participa do movimento, toda sociedade sofre com o transporte coletivo de Manaus.

“Juntos todos nós devemos cobrar melhorias para sociedade, seja pelo salário dos professores ou pelo aumento da tarifa. Todo cidadão tem direitos” finalizou

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Itacoatiara elimina Manauara e enfrentará o Amazonas na semifinal do Barezão.

O Itacoatiara está classificado para a semifinal do primeiro turno do Campeonato Amazonense 2026, o Barezão. Neste sábado (31), no estádio F...