Programa “Bem Receber-Copa” capacitará 306 mil profissionais

Foto: Ministério do Turismo

Brasil se prepara para receber turistas nos mais importantes eventos esportivos. Cursos serão oferecidos gratuitamente via teleconferência a trabalhadores de hospedagem de 21 estados.

O Ministério do Turismo (Mtur) qualificará 306 mil profissionais do setor de hospedagem, por meio do “Bem Receber-Copa” , até o final de 2013. Em 2010, o programa atendeu 12 cidades, onde 5.315 pessoas foram matriculadas e 4.364 terminaram o curso de cinco meses. O curso é virtual, gratuito, realizado no local e horário de trabalho. Este ano a atuação foi ampliada: são 21 estados, mais 12 destinos e 12 mil matriculados.

O hotel precisa criar condições como espaço, computadores para ministrar o curso e um gestor para selecionar os participantes e acompanhar todo processo. “Queremos que cada profissional se torne um centro de atendimento ao turista”, afirma o coordenador nacional da escola virtual dos meios de hospedagem, Silvone Assis, em palestra no 6º Salão Turismo, realizado de 13 a 17 de julho, em São Paulo.

Quem tiver interesse em participar, pode realizar a pré-inscrição pelo site: www.turismo.gov.br/ead

Pessoas com deficiência.
Um dos focos da qualificação de profissionais de turismo é torná-los preparados para atender pessoas com deficiência tendo em vista a Copa do Mundo Fifa 2014, os Jogos Olímpicos e os Paraolímpicos de 2016. “Elas com certeza nos visitarão durante os eventos esportivos e queremos atender com excelência esses turistas”, ressaltou o secretário Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Colbert Martins. O curso é uma parceria do Mtur e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Para todo o País, serão oferecidas três mil vagas em cursos a distância.

O curso contemplará também pessoas com deficiência interessadas em atuar no mercado do turismo. O objetivo é sensibilizar, além dos profissionais do setor, os empregadores no cumprimento da legislação, que prevê reserva de vagas no mercado. A Fapeu produzirá materiais adaptados para as pessoas com deficiência que se interessarem em fazer o curso. 

Fiscais.
Outra medida para garantir o bom atendimento ao turista durante a Copa é qualificar os agentes fiscais dos órgãos delegados do turismo nos estados. O curso será feito em parceria com o Instituto de Magistrados de Pernambuco (IMP). 

Os agentes fiscais são responsáveis pela fiscalização dos prestadores de serviços turísticos – meios de hospedagem, guias de turismo, agências de viagem – nas unidades da federação. “A qualificação é o compromisso mais importante do ministério tendo em vista a Copa do Mundo”, afirmou o ministro do Turismo, Pedro Novais.

Registro de hóspedes será pela internet a partir de agosto.
A partir de agosto, todo viajante que se hospedar em hotéis brasileiros será registrado em tempo real em um novo sistema online criado pelo MTur. A medida vai contribuir para mapear o fluxo de turistas no Brasil e orientar as políticas públicas com foco na Copa do Mundo de 2014. Os hotéis farão o registro gratuitamente, por meio de um endereço eletrônico disponibilizado pelo governo federal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça Débora dos Santos, exemplo de mãe da direita.

GUERRA COMERCIAL ENTRE ESTADOS UNIDOS E CHINA.

A maioria do povo brasileiro é contra a anistia à tentativa de golpe.