A escala Richter é um sistema criado em 1935 pelo sismólogo Charles Francis Richter para medir a magnitude dos terremotos, ou seja, a quantidade de energia liberada durante um abalo sísmico.
Trata-se de uma escala logarítmica, na qual cada aumento de uma unidade representa um terremoto significativamente mais energético que o anterior.
Embora tenha sido a principal referência por décadas, atualmente os sismólogos utilizam com maior frequência a Magnitude de Momento Sísmico (Mw), que fornece resultados mais precisos, especialmente para terremotos de grande intensidade.
Ainda assim, o termo “escala Richter” permanece amplamente conhecido e continua sendo utilizado pela mídia e pela população como referência para expressar a força dos terremotos.
Fonte: Geografoa Oline.

Nenhum comentário:
Postar um comentário