Após seis anos engavetado, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) indica que agora vai julgar o ex-governador do Amazonas Wilson Lima, réu em ação penal sobre compra superfaturada de respiradores de ar, adquiridos em loja de vinho durante a pandemia da Covid-19.
A corte trocou o relator. A ação penal saiu das mãos do ministro Francisco Falcão para as de Nancy Andrighi, ministra das mais experientes e considerada representante da linha dura do STJ. A primeira providência da nova relatora foi encaminhar os autos da ação ao Ministério Público Federal, com pedido de urgência na tramitação.
Nancy já foi corregedora do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e está acostumada a julgar processos envolvendo autoridades com foro privilegiado.
Recentemente, a ministra condenou a 25 anos e nove meses de prisão o ex-governador do Acre Gladson Cameli. Essa foi a maior pena já aplicada pelo STJ.
PRESSÃO - A primeira movimentação da ação em seis anos acontece após discurso inflamado do senador Omar Aziz no plenário do Senado. “O STJ precisa julgar, o ex-governador Wilson Lima tem que responder pelo que fez ao Amazonas”.
A banca de advogados de Wilson está em alerta máximo: além da possibilidade de pena de prisão, inelegibilidade que pode derrubar projeto de disputa de vaga ao Senado.

Nenhum comentário:
Postar um comentário