terça-feira, 22 de novembro de 2011

Eleição no Sindicato dos Jornalistas do Amazonas será hoje.

Os jornalistas filiados ao Sindicato no Amazonas vão às urnas hoje, dia 22, para eleger a nova Diretoria da entidade e os membros da Comissão de Ética. Apenas uma chapa se inscreveu para concorrer encabeçada por Wilson Reis e Dora Tupinambá, presidente e vice respectivamente.

De acordo com a Comissão Eleitoral, os encaminhamentos adotados neste processo eleitoral, desde o lançamento do edital de convocação das eleições, são determinados pelo Estatuto da categoria, disponível no site da entidade: www.jornalistasam.com.br.

Comissão de Ética é eleita no mesmo dia

No mesmo dia da eleição da Diretoria também será eleita a Comissão de Ética, de acordo com Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, em vigor a partir das decisões aprovadas no Congresso Nacional Extraordinário de Jornalistas, realizado em agosto de 2007, em Vitória-ES. São elegíveis para Comissão de Ética os jornalistas sindicalizados a pelo menos dois anos e com 15 anos de comprovado exercício profissional e que não tenham sido punidos ou estejam sendo processados com base no Código de Ética dos Jornalistas ou na legislação penal em vigor no país. A Comissão de Ética é formada por cinco membros e terá até cinco suplentes.

Para consulta o Código de Ética está disponível nos sites do Sindicato dos Jornalistas do Amazonas (SJPAM) e da Federação Nacional dos Jornalistas – Fenaj (www.fenaj.org.br) 

Quem vota nas eleições

De acordo com o art. 80 do Estatuto poderá votar nas eleições do SJPAM, o associado que na data da eleição tiver:
1. Mais de dois meses de inscrição no quadro social;
2. Quitadas as mensalidades até quinze dias antes do dia da eleição;
3. Estiver em gozo dos direitos sociais conferidos pelo Estatuto;
4. O associado aposentado vota e pode ser votado mediante comprovação de sua aposentadoria como jornalista.

Eleições ocorrem a cada três anos

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas (SJPAM) realiza as eleições – da diretoria e comissão de ética – a cada três anos. Fundado em 1957, o sindicato tem como finalidade, segundo seu estatuto, a representação legal dos interesses e das reivindicações da categoria profissional; a defesa da liberdade do pensamento e expressão; a defesa da livre associação e dos princípios contidos na Declaração Universal dos Direitos do Homem, entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário