Populações ribeirinhas terão unidades fluviais de saúde

Foto: Eletrobrás Termonuclear

Municípios da Amazônia Legal e do Mato Grosso do Sul já podem se cadastrar para receber uma unidade 

Começou ontem (24) o cadastramento das propostas de adesão dos municípios da Amazônia Legal e do Mato Grosso do Sul às primeiras unidades fluviais de saúde. Até 2014, serão entregues 32 embarcações - 16 delas devem estar em funcionamento até 2012. De acordo com o Ministério da Saúde, as unidades, que prestarão assistência integral e contínua, contarão com equipes formadas por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e de laboratório e também agentes comunitários que atuam na Estratégia Saúde da Família. As embarcações terão consultório médico, odontológico e de enfermagem, além de ambiente para armazenamento de medicamentos, laboratório e sala de vacina. Também poderão contar com dentista e auxiliar ou técnico de saúde bucal. 

Uma das principais ações das unidades é levar um pré-natal de qualidade às gestantes, o que contribui diretamente e de forma significativa para a redução das mortalidades materna. As embarcações prestarão assistência - desde o pré-natal e até os dois anos de vida do bebê - e reforçarão as ações de planejamento familiar e de prevenção e controle de câncer de mama e de colo do útero, da hipertensão e do diabetes.

As unidades fluviais serão implementadas a partir da adesão dos municípios do Mato Grosso do Sul e dos estados que compõem a Amazônia Legal (Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Tocantins, Maranhão, Roraima, Rondônia e Mato Grosso). Os convênios serão firmados entre as secretarias municipais de saúde e o Ministério da Saúde.

Para a construção das embarcações, o governo federal garantiu investimento de R$ 38,4 milhões. E, quando as unidades estiverem instaladas, poderão receber até R$ 40 mil mensais equivalentes a recursos de manutenção/custeio das unidades fluviais. 

Cadastro 
Os pedidos de adesão poderão ser feitos até 30 de setembro, por meio do Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal (Siconv).

Depois deste prazo, as propostas serão analisadas e publicadas, quando serão informados os locais onde as 16 primeiras unidades serão instaladas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça Débora dos Santos, exemplo de mãe da direita.

GUERRA COMERCIAL ENTRE ESTADOS UNIDOS E CHINA.

A maioria do povo brasileiro é contra a anistia à tentativa de golpe.