Após o primeiro semestre do governo Dilma, a Coordenação Nacional da Mensagem ao Partido, tendência interna do PT, está convocando sua militância para um esforço coletivo para elaborar a política que irá subsidiar sua participação no próximo Congresso Extraordinário do PT, marcado para o mês de setembro de 2011.
Nestes últimos anos, a Mensagem ao Partido consolidou-se como a segunda corrente política mais influente do Partido dos Trabalhadores. A Mensagem expandiu sua força parlamentar nacional, em governos estaduais, em diversas administrações municipais, alcançou decisiva interlocução no meio intelectual de esquerda, enraizou-se em praticamente todo o país, está presente com força nos movimentos sociais, na UNE, nos movimentos feministas, nos movimentos negros e no movimento ambientalista. A Mensagem também tem um papel importante na Direção Nacional do PT, e na direção partidária em estados e municípios.
Na sua gênese a Mensagem juntou forças em resposta à crise de 2005, em defesa dos valores do partido. Hoje a tendência continua na defesa dos valores republicanos e históricos do socialismo democrático, apesar de não querer ter o monopólio da defesa destes valores no PT. Assim, a Mensagem ao Partido é um espaço petista de diálogo e de liberdade, e de construção de opiniões para o interior da agenda partidária.
A terceira derrota consecutiva nacional das forças neoliberais e conservadoras cria um novo período potencialmente favorável ao avanço da revolução democrática. Por isso, é preciso atualizar o programa da revolução democrática. Um programa que seja, não um somatório de bandeiras e metas, mas um sentido articulado de transformações, com centralidade na igualdade social e na democratização do poder.

Nenhum comentário:
Postar um comentário