O Programa Arca das Letras, desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), será ampliado no município de Nhamundá (AM), integrante do Território Baixo Amazonas, com a entrega, no dia 15 de julho, de 74 bibliotecas rurais. A ação vai beneficiar comunidades de agricultura familiar, indígenas e ribeirinhas. Além da entrega das Arcas das Letras, vão ser formados 140 agentes de leitura, que são responsáveis pelo funcionamento das bibliotecas, atividades de incentivo à leitura e ampliação dos acervos. Com a implantação do Programa, o município de Nhamundá passa a contar com bibliotecas rurais em todas as comunidades. No Amazonas, o Arca das Letras já implantou 343 bibliotecas em comunidades rurais e atende a mais de 42 mil famílias.
O Programa
Criado pelo MDA em 2003, o Arca das Letras implantou em todo o Brasil mais de 8.300 bibliotecas rurais. O número de livros distribuídos passa de 2 milhões. A administração das bibliotecas é feita por 17 mil agentes de leitura, que contribuem para melhorar os índices educacionais de suas comunidades e valorizar a cultura no meio rural.
O Programa tem como objetivos facilitar o acesso ao livro e à informação no meio rural. As bibliotecas são instaladas na casa de um morador, ou na sede de uma associação rural. As comunidades escolhem os assuntos que formam os acervos, o local onde a biblioteca funcionará e indicam os moradores que serão capacitados como agentes de leitura. Os acervos contêm livros nas áreas de literatura infantil, para jovens e adulto, de saúde, agricultura, meio ambiente e didáticos, para pesquisa escolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário