sábado, 23 de julho de 2016

História do município de Atalaia do Norte ganha livro



“Aprofunde seus conhecimentos acerca de Atalaia do Norte e conheça um pouco mais sobre a trajetória de vida dos personagens que muito contribuíram para o município”.

Este é um trecho da mensagem da capa do livro intitulado “O Polir da Pérola”, que relata história de Atalaia do Norte, na mesorregião do Alto Solimões, sudoeste do Amazonas. 

A “Pérola do Javari” - apelido carinhosamente dado por fazer parte do Vale do Javari - possui 61 anos de história e ganha de presente sua primeira obra literária que conta a trajetória dos cidadãos responsáveis pelo surgimento e crescimento da cidade.

O autor é o assistente social Carlos Heleno, neto de um ex-prefeito da cidade da década de 70. De acordo com ele, a iniciativa abre espaço para novos projetos que resgatem a cultura e história do lugar. 

“Atalaia do Norte a partir desse momento único passa a ter identidade e sua história relatada no livro, o que resgata e leva a conhecimento de todos verdadeiros heróis e desbravadores que acreditaram e dedicaram suas vidas para ver esta cidade crescer e se desenvolver”, ressaltou. 

Resgate cultural 

No livro, personagens que participaram da fundação da cidade como Aluízio Tenazor, José Otacílio e Amauri Veiga relembram desde a fundação, até os dias de hoje, as figuras que estão imortalizadas nas ruas, prédios, praças e costumes do povo. 

O evento de lançamento de “O Polir da Pérola” acontece neste sábado (23), às 18h30, na Igreja Evangélica Assembleia de Deus, localizada na rua Pedro Teixeira, Centro de Atalaia do Norte.

Fonte: http://www.portaldoholanda.com.br/atalaia-do-norte/historia-do-municipio-de-atalaia-do-norte-ganha-livro