sexta-feira, 22 de julho de 2016

Ataque a tiros deixa ao menos nove mortos em shopping na Alemanha

Policiais trabalham após tiroteio ocorrido em um shopping center de Munique

Autoridades de Munique relatam vários feridos; transporte público é interrompido para operação da polícia em busca por três suspeitos; ataque ocorre na mesma semana em que jovem feriu quatro passageiros em trem.

Um ataque a tiros deixou ao menos nove mortos e provocou pânico em um shopping na cidade de Munique, no sul da Alemanha, na tarde desta sexta-feira (22). O número de mortes ainda pode subir, uma vez que foram relatados diversos feridos no local. 

O Ministério do Interior do Estado da Baviera havia confirmado inicialmente que três pessoas morreram no ataque, mas posteriormente o número foi atualizado por um porta-voz da polícia de Munique, confirmando oito mortes. O corpo da nona vítima foi encontrado dentro do shopping pela polícia, que investigará agora se essa pessoa era um dos autores do ataque. A suspeita surgiu porque o corpo teria sinais de suicídio, conforme as autoridades alemãs.

A área do shopping Olympia foi isolada e a orientação é para que os cidadãos permaneçam em suas casas. Segundo a rede "ABC", todas as redes de metrô da cidade foram interrompidas após o surgimento de relatos de que um suspeito fugiu utilizando o transporte público.

Nenhum grupo reivindicou a autoria do crime, mas a polícia acredita que tenha sido uma ação terrorista. Na internet, diversos grupos ligados ao Estado Islâmico comemoraram o ataque e alguns chegaram a escrever que a ação seria uma "prévia" para os Jogos Rio 2016 – que começarão no dia 5 de agosto no Rio de Janeiro.

O caso ocorre na mesma semana em que um adolescente de 17 anos armado com um machado deixou quatro feridos em um trem em Wurzburg, na segunda-feire (18). O autor desse ataque, que teria jurado lealdade ao grupo terrorista Estado Islâmico, foi morto pela polícia alemã.