Acessos

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Professores podem fazer licenciatura

Professores da educação básica em exercício na rede pública podem concorrer a vagas em cursos presenciais de licenciatura do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). As pré-inscrições estão abertas até 18 de março e devem ser validadas pela internet, no período de 19 de março a 15 de abril, na Plataforma Freire, pela secretaria à qual o professor estiver vinculado.

Mais de 92 instituições de educação superior parceiras da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) oferecem cerca de 34 mil vagas gratuitas de formação inicial em 20 unidades da Federação. Os professores interessados em participar dos cursos precisam estar cadastrados na base de dados do Educacenso. Os dados referem-se a informações atualizadas em 2012.

A pré-inscrição e a validação eletrônica, no entanto, não garantem a matrícula do professor. O êxito do processo depende do apoio e da participação das secretarias estaduais e municipais de educação. A efetivação da matrícula depende de aprovação em processo seletivo definido pela instituição de ensino e do atendimento às regras do programa para a formação das turmas.

Estão matriculados no Parfor cerca de 52 mil professores, em cursos presenciais. A meta para 2014 é formar 70 mil docentes, tanto na modalidade presencial quanto a distância.

Para saber os dados da oferta para 2013 e fazer as pré-inscrições consulte a Plataforma Freire (freire.mec.gov.br). Mais informações pelo telefone 0800-616161, opção 7 ou acesse: www.mec.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário