Acessos

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Tragédia de Santa Maria - Júlio Lázaro Torma*

"Na casa de meu Pai há muitas moradas.Não fora assim, e eu vos teria dito;pois vou preparar vos um lugar" ( Jo 14,2)

Ninguém quer dar e ninguém gosta de receber noticias tristes, estamos cercados de tanta tristeza.

Desde as primeiras horas da manhã de domingo (27), estamos chocados e entristecidos pelas noticias que chegam de Santa Maria a cidade da Amizade no coração do Rio Grande do Sul.
Onde na madrugada deste domingo o que era para ser festa alegria da comunidade universitária e santamariense se converteu em dor, luto e tristeza.No incêndio da Boate Kiss após o show pirotécnico que ceifou vidas de jovens estudantes. Segundo dados oficiais foram vitimados/as 235 vidas.
Vidas estas irreparáveis pois cada pessoa é única, ninguém vai trazer está pessoa de volta ao convívio de sua familia,dos amigos,da comunidade acadêmica;bem como ninguém vai ocupar o espaço deixado por este ente querido.
Olhando a dor da perca em que todos nós indiretamente,sem ter contato com as vitimas e familiares,fomos atingidos pelo fenômeno da mídia que globalizou o mundo.Onde o distante e desconhecido,acaba sendo o meu próximo sem conhece-lo.
Nós seres humanos somos sensíveis por natureza, mesmo que tenha pessoas que procuram não de mostrar este sentimento, querendo passar uma imagem que não de mostra isso.
Nós povo gaúcho, brasileiro,a comunidade universitária,humanidade estamos consternados pela tragédia que não só atingiu as vitimas e seus familiares,como todos nós.
É triste perder alguém, ninguém quer perder um ente querido, além do mais de forma estúpida e ir responsável como foi está tragédia,de fazer um show pirotécnico em local fechado, onde houve um extermínio da juventude.
Onde na flor da vida,cheio de vidas, planos para o futuro, foram ceifados antes da hora.

Ao saírem para se divertir,encontrar amigos/as, namorados/as encontraram a morte de maneira mais trágica.
O pai e a mãe vem o seu filho e filha saírem alegre de casa para estudar ou se divertir e depois não ter mais esta vida.Os colegas de aula e república que não encontrarão mais aquele amigo e amiga na aula, república,olharam o seu lugar e encontrarão um vazio.
Quero através deste expressar a minha solidariedade as familias das vitimas e a comunidade universitária da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) e a população santamariense.Povo este caracterizado pela amizade,solidariedade e carinho com que acolhe a todos.
Sabemos que ninguém vai amenizar estas perdas,esta dor da partida dos nossos ente queridos jovens cheios de vida, sonhos,ideais e alegrias.Juventude bonita e alegre.
Como cristãos cremos que a morte não é o fim da vida,mas o inicio de uma nova vida de paz e alegria,onde estes nossos queridos e queridas amigos/as, filhos/as e irmãos/as, estão desfrutando a eterna felicidade.
Devemos sim nos lembrar do seu legado de vida, dos seus sentimentos,dos momentos em que tiveram de alegria ao seu lado de sua história de vida.
Temos esperança e certeza de que estas jovens vidas ceifadas estão zelando por cada um de nós.Aos pais, familiares a nossa solidariedade e carinho nesta hora de tristeza e dor.
Que o Deus da Vida vos ajude e ampare neste momento de dor e provassão, pois como reza o salmista: " O Senhor é meu pastor não me falta coisa alguma"( Sl 22,1).
Nesta hora de tristeza e dor estamos irmanados num só coração aos familiares, amigos das vitimas.Rezemos e fazemos pensamentos positivos pelas vitimas e suas familias.
Pois a morte não é o fim, mas o começo da realização de uma vida nova,pois cremos que eles e elas estão junto ao Pai em sua morada.
Como escreve Santo Agostinho de Hipona em relação aos nossos ente queridos, " Tristeza Não Saudade Sim".
Silêncio e Luto,aos familiares nossa solidariedade e preces por estes jovens,que o Deus da Vida os conforte e os acolhe na sua morada celeste.
______________________________-
* Membro da Equipe Arquidiocesana da Pastoral Operária de Pelotas/ RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário