Acessos

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Inscrições no Sisu estão abertas até sexta

101 instituições ofertam 129 mil vagas

Estudantes que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem fazer as suas inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) até a próxima sexta-feira (11). O sistema oferece 129.279 vagas em 3.751 cursos oferecidos em 101 instituições públicas de ensino superior.

O Sisu, do Ministério da Educação, entrou no ar no início da madrugada desta segunda-feira. O Ministério da Educação registrou 627 mil inscritos, de acordo com o balanço das 16h desta segunda-feira (7). O total de inscrições passa de um milhão, pois cada candidato pode fazer até duas opções de curso. Entre 0h01 e 1h, na primeira hora de funcionamento, o sistema registrou mais de 80 mil candidatos inscritos. Antes da abertura do sistema, 20 mil pessoas já estavam logadas.

Enem - Concorrem às vagas os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2012 e obtiveram nota na redação que não tenha sido zero. O candidato pode fazer até duas opções de curso.

No momento da inscrição, terá de especificar, pela ordem de preferência, o curso ao qual pretende concorrer e de que forma - por meio de cotas decorrentes da Lei nº 12.711, de 29 de agosto último, de outras políticas afirmativas adotadas pelas instituições participantes do sistema ou pela ampla concorrência. Ao longo do período de inscrições, o estudante pode alterar ou cancelar as opções feitas.

A primeira chamada de selecionados está prevista para o próximo dia 14.
Os convocados devem providenciar a matrícula nos dias 18, 21 e 22. A segunda chamada será divulgada no dia 28 deste mês, com matrícula em 1°, 4 e 5 de fevereiro. Os estudantes que não forem selecionados nas duas primeiras convocações podem aderir à lista de espera. As instituições de ensino participantes do Sisu usam essa lista para convocar candidatos a vagas remanescentes. O prazo de adesão vai de 28 deste mês a 8 de fevereiro. Caso ainda haja vaga no curso de primeira opção, o candidato será convocado pela instituição que tenha a vaga disponível.

Como se inscrever

As inscrições devem ser feitas no sítio sisu.mec.gov.br. As regras e o cronograma da primeira edição de 2013 do Sisu constam do Edital da Secretaria de Educação Superior (Sesu) do MEC nº 20/2012, publicado no Diário Oficial da União de 26 de dezembro último, seção 3, páginas 24 e 25.

Nenhum comentário:

Postar um comentário