Acessos

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Audiência debateu estrutura rodoviária, portuária e logística de Itacoatiara

 
Porto adequado que atenda embarque e desembarque de cargas, além de passageiros; aeroporto municipalizado que seja uma alternativa à capital amazonense; estrada AM-010 (Manaus-Itacoatiara) duplicada como rota de escoamento da produção; e energia regular e ampliada. Essas foram as principais reivindicações das autoridades, das entidades de classe e da sociedade em geral do Município de Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus), durante a realização da Audiência Pública Nelson Neto, nesta sexta-feira (23), onde se discutiu sobre a estrutura rodoviária, portuária e logística da localidade.

Para o deputado José Ricardo Wendling (PT), que presidiu a Audiência Pública, enquanto presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), esse debate foi a continuação da luta dos moradores de Itacoatiara, que pleiteiam logística adequada para conquistar o desenvolvimento econômico e social como integrante da Região Metropolitana de Manaus (RMM). “Dessa audiência, iremos fazer os devidos encaminhamentos junto aos Governos do Estado e Federal e ser mais uma voz de cobrança, junto com a população desse Município”, declarou ele, ressaltando que o evento também foi realizado em conjunto com as comissões de Gestão de Serviços Públicos e de Transporte, Trânsito e Mobilidade da Aleam.

“Precisamos do porto funcionando para o embarque e desembarque de cargas e que esteja alfandegado. Esse é o apelo da categoria dos portuários, que há sete anos buscam alternativas de trabalho para sustentar suas famílias”, relatou o presidente do Sindicato dos Estivadores, Antônio Carlos Castro, enfatizando que o atual porto, que há pouco tempo passou por reforma e ampliação, só serve para embarque e desembarque de passageiros.

Já o vereador Francisco Rosquildes (PT), que solicitou na Aleam a realização dessa audiência, salientou que Itacoatiara tem condições naturais e geográficas de possuir estrutura hidroportuária para servir de ponto de referência para a navegação da região. Ele enfatizou essa tese que foi defendida há mais de 20 anos pelo saudoso engenheiro Nelson Porto, por isso, a Audiência Pública foi batizada em sua homenagem. “Itacoatiara está numa localização estratégica e no entroncamento de uma grande hidrovia. Por isso, não podemos aceitar que navios de cargas que chegam de Porto Velho para Manaus passem pela frente da nossa cidade, descarreguem no porto da capital amazonense e voltem de caminhão para o nosso porto. Estamos prontos para receber o embarque e o desembarque do Polo Industrial de Manaus (PIM)”.

O prefeito da cidade, Antônio Peixoto, reforçou a importância da questão portuária e do quesito logística para o desenvolvimento de Itacoatiara para o mundo. Ele explicou que está em estudo na Secretaria da Região Metropolitana de Manaus (RMM) a duplicação da AM0-010 e que já solicitou junto ao Ministério da Defesa a municipalização do aeroporto, que de acordo com prefeito, tem toda a capacidade para substituir o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, caso passe por problemas de operação. “Também precisamos concluir a transição do porto, que deixará de ser do Estado para passar a ser de responsabilidade da União, além da necessitar de finalizar a reforma para enfim ser alfandegado”.

Participaram da Audiência, que foi realizada na Câmara Municipal de Itacoatiara, representantes de diversas entidades da localidade, como ainda da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), Agência Nacional de Transportes Aquaviárias (Antaq), Departamento Nacional de Infraestrutura (Dnit), Ministério Público Estadual, Eletrobrás Amazonas Energia, Marinha do Brasil e Prefeitura de Itacoatiara.
Fonte: http://www.blogdojosericardo.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário