Acessos

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

REFLEXÃO DO DIA

O que é ser politizado*

Ser politizado é entender como funcionam as rela­ções de poder em cada sociedade e no mundo em ge­ral. É compreender que, por trás das relações de troca no mercado existem relações de exploração. Que, por trás das relações de voto, existem relações de domina­ção. Que, por trás das relações de informação, há um processo de alienação.

Ser politizado, no mundo de hoje, significa compre­endê-Io no marco das relações capitalistas de acumula­ção e de exploração. Representa entender o mundo no marco da hegemonia imperial estadunidense, baseada na força militar e na propaganda do modo de vida esta­dunidense.

Ser politizado é compreender que tudo o que existe foi produzido historicamente, pelas relações entre os ho­mens e o meio em que vivem. Ou melhor, entre os ho­mens, intermediados pelo meio em que vivem. E que, por­tanto, tudo o que foi construído pelos homens pode ser desconstruído e reconstruído. Que tudo é histórico. Que a própria separação entre su­jeito e objeto - que nos aparece como “!dada” - é produzida e reproduzi­da cotidianamente mediante relações econômico-sociais alienadas.

Ser politizado é saber subordinar as contradições menores às estra­tégicas, saber que as contradições com o capitalismo são sempre tam­bém contra o imperialismo, pela fase histórica atual do capitalismo.

E o que é ser despolitizado

Já ser despolitizado é achar que as coisas são como são porque são como são, sempre foram assim e sempre serão. É considerar que as pessoas sempre buscam tirar vantagens que não têm grandeza para lutar desinteressadamente por um mundo melhor. Que o que diferen­cia as pessoas é a ambição de melhorar na vida, que a grande maio­ria não tem jeito mesmo.

Entre o ser politizado e o despolitizado está a alienação, a falta de consciência da relação entre nós e o mundo. Alienar é entregar o que é nosso para outro - como diz a definição jurídica em relação a bens. Ser alienado é não perceber a presença do sujeito no objeto e vice-ver­sa, sua vinculação indissolúvel.

A luta pela emancipação humana é uma luta contra toda forma de ex­ploração, de dominação, de discriminação, mas, antes de tudo e sobretu­do, uma luta contra a alienação - condição de todas as outras lutas.

Fonte:  www.consultapopular.org.br
 

*Enviado por: Adnamar Mota dos Santos (adnamarmota@hotmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário