Acessos

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Café com a Presidenta: Na estreia, Dilma fala sobre tratamento de diabéticos e hipertensos



A estreia do programa de rádio “Café com a Presidenta”, nesta segunda-feira (7), marcou o início de um encontro semanal entre a presidenta Dilma Rousseff e o povo brasileiro, como ela própria definiu, oportunidade em que falará sobre “o que temos feito e falar também do que pretendemos fazer para melhorar a nossa vida e discutir os desafios que certamente vão aparecer”.

Em seu primeiro programa, o Café tratou da distribuição gratuita de remédios para diabetes e hipertensão, as doenças que – lembrou a presidenta Dilma Rousseff – mais matam no Brasil. Segundo a presidenta, o acesso aos tratamentos de saúde e a melhoria das condições de vida da população são partes indispensáveis para o combate à miséria.

“Nós sabemos que muitas pessoas morrem ou desistem do tratamento. E nem vão ao médico porque não têm dinheiro para comprar remédio (…). É por isso que a partir de agora nós vamos distribuir de graça os remédios para as pessoas com hipertensão e para as pessoas com diabetes. Você sabe, os medicamentos são o item que mais pesa no bolso das famílias mais pobres. Uma parte bem maior da renda da população mais pobre é gasta com remédio, enquanto que para os ricos, essa despesa pesa bem menos. Por isso o meu compromisso com a erradicação da miséria passa pelo programa ‘Saúde Não Tem Preço’”, disse.

A presidenta Dilma ressaltou que qualquer pessoa, a partir do dia 14/2, poderá receber esses remédios gratuitamente, sem burocracia, em farmácias integrantes do programa “Aqui tem Farmácia Popular“, desde que munida de receita médica. O que nós queremos, disse a presidenta, é que todas as pessoas que tenham diabetes ou hipertensão façam o tratamento completo, sem parar.

Na entrevista, a presidenta fez questão de esclarecer que permanecem os descontos para medicamentos que tratam de doenças como asma, colesterol, rinite, Mal de Parkinson, osteoporose e glaucoma. Atualmente, mais de 1,5 milhão de pessoas adquirem o medicamento na rede de drogarias. “Até é bom que se diga, nas farmácias ‘Aqui tem Farmácia Popular’ também você tem acesso a fraldas geriátricas com grandes descontos”, afirmou.

“Olha eu estou muito feliz por conversar sobre isso aqui, com vocês, no Café com a Presidenta. Agora tem uma coisa, e eu quero dizer isso para o amigo e para a amiga que estão nos escutando. Eu não quero voltar aqui para dizer que aumentou o número de pacientes que compram remédios, porque o melhor é não ficar doente. O mais importante é você, amigo e amiga que me ouvem, cuidar da saúde, ter uma boa alimentação, fazer exercícios físicos”, disse.

O programa de rádio Café com a Presidenta é produzido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e é transmitido, via satélite, sempre às segundas-feiras, em quatro horários: 6h, 7h, 8h30 e 13h.

Fonte: Blog do Planalto

Nenhum comentário:

Postar um comentário