Nesta sexta-feira (09/05), foi encerrado o II Curso de Facilitadores de Justiça Restaurativa do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), realizado no auditório da Escola Estadual Professora Luiza de Vasconcelos Dias, no município de Itacoatiara. A capacitação, promovida em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto (SEDUC-AM) e a Coordenadoria Regional de Educação de Itacoatiara (CREI), reuniu 26 profissionais das redes estadual e municipal de ensino.
Durante cinco dias intensos de formação prática, os participantes vivenciaram metodologias restaurativas, com destaque para os Círculos de Construção de Paz, processos circulares e outras ferramentas fundamentais para a promoção da cultura de paz no ambiente escolar. O curso teve carga horária de 40 horas e foi conduzido pelas experientes instrutoras Sabrina Monteiro Porto de Almeida e Nayluce de Lima Pereira, sob a coordenação do Dr. Luiz Cláudio Cabral Chaves, da Central de Justiça Restaurativa do TJAM.
Segundo a professora Rosekeury Lamêgo, Coordenadora Regional de Educação, “foi uma semana de muito aprendizado, trocas significativas e fortalecimento do compromisso com a transformação social por meio da escuta, do respeito e do diálogo”.
Ao longo da formação, os educadores puderam experimentar na prática o papel de facilitadores, aprendendo a conduzir círculos restaurativos e a aplicar estratégias que valorizam o cuidado mútuo e a corresponsabilidade. “Finalizamos mais um Curso de Formação de Facilitadores de Justiça Restaurativa com a sensação de conexão, entrega e sobretudo de dever cumprido. Muito obrigada Itacoatiara pelos dias incríveis, vocês certamente irão fazer acontecer!”, destacou Nayluce Pereira.
A formação em Justiça Restaurativa representa um passo estratégico para consolidar a cultura de paz nas escolas de Itacoatiara, promovendo ambientes educativos mais acolhedores, cooperativos e sensíveis à resolução de conflitos por meio do diálogo.
Fonte: CREI
Nenhum comentário:
Postar um comentário