Dia dos Povos Indígenas, Dia dos povos Originários.

A origem do Dia dos Povos Indígenas remonta ao Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, realizado no México em 1940. O objetivo do congresso era discutir a situação dos povos indígenas nas Américas e propor ações para proteger seus direitos e culturas. Uma das decisões do congresso foi a criação de uma data comemorativa para celebrar os povos indígenas, sendo escolhido o dia 19 de abril, data em que os representantes indígenas começaram a participar do evento.

Em 1943, o então presidente Getúlio Vargas, influenciado pelo Marechal Rondon, estabeleceu o Dia do Índio (posteriormente alterado para Dia dos Povos Indígenas) através do Decreto-Lei nº 5.540. A data foi criada para homenagear os povos indígenas e promover a reflexão sobre seus direitos e cultura.

Além do Dia dos Povos Indígenas, em 9 de agosto celebra-se o Dia Internacional dos Povos Indígenas, estabelecido pela ONU em 1995. Essa data visa garantir a autodeterminação e os direitos humanos dos povos indígenas em todo o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lindbergh rebate presidente do Bradesco sobre Lei Magnitsky: “não somos uma colônia”.

O deputado federal Lindbergh Farias, líder do PT na Câmara respondeu, neste sábado (2), uma declaração do presidente do Bradesco, Marcelo No...