Dos 62 municípios do Amazonas, apenas Manaus fez a convocação para a realização da 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social, apesar do prazo encerrar nesta sexta-feira (2). A informação foi divulgada pelo deputado José Ricardo Wendling (PT), de acordo com dados obtidos no site da Controladoria Geral do Estado (www.consocial.cgu.gov.br), coordenadora regional desses eventos.
“É lamentável o desinteresse dos prefeitos do Amazonas para um debate tão importante. Estamos falando dos gastos públicos e da sua fiscalização social”, declarou o deputado, ressaltando que o Amazonas entrou no ranking como o campeão em casos de corrupção, de acordo com a Controladoria Geral da União (CGU). “A falta de vontade do poder executivo em convocar as conferências demonstra a falta de transparência com os gastos públicos”.
Como essa convocação ainda não ocorreu por parte dos gestores públicos dos municípios, o parlamentar chama a atenção das entidades da sociedade civil, que podem convocar até o dia 23 de setembro para realização dos debates até o dia 13 de novembro. Para tanto, três entidades deverão apresentar formulário de requisição assinada por pelo menos cem eleitores.
Por meio do seu gabinete, José Ricardo está reforçando a convocação, enviando a todas as prefeituras e entidades civis dessas localidades documento informativo sobre esses eventos, bem como prazos e regulamentos. “Nossa maior preocupação é que os 61 municípios apresentem suas propostas para as conferências estadual e nacional. São nas cidades do interior onde estão os maiores problemas. Precisamos combater a corrupção”, ressaltou.
A 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social, promovida pela presidenta Dilma, acontece em maio de 2012. E a Conferência Estadual será realizada de 14 de novembro a 8 de abril do próximo ano, tendo sido convocada pelo Decreto nº 31.331, de 30 de maio de 2011. Já no caso de Manaus, que já fez sua convocação, ainda não há data definida para a realização da conferência.
Fonte: Assessoria de Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário