Acessos

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

TEMAS PARA A BANCADA


Por: Francisco Praciano*

Hoje, a Bancada do Amazonas estará reunida para discutir sobre algumas das necessidades mais prementes do nosso Estado. Em Ofício que encaminhei na semana passada, para a Coordenação da Bancada, sugeri 12 temas para discussão que, no meu entendimento, dizem respeito a algumas dessas necessidades. Esses temas, se aprovados pelo conjunto da Bancada, deverão ser tratados imediatamente com os Ministérios afins, para que os problemas apontados tenham uma rápida solução.

Na área da Saúde, por exemplo, sugeri que a Bancada discuta a questão referente à implementação de programas inovadores e que potencializem as ações de saúde no Estado do Amazonas. Um desses programas seria o “Saúde Fluvial Itinerante”, para que a população ribeirinha dos municípios mais distantes e isolados venham a ser atendidas por meio de embarcações equipadas com consultórios médicos e odontológicos, com ambulatórios e, até mesmo, com salas para cirurgias de baixa e média complexidade.

Outro desses programas seria a “Telemedicina” para o maior número possível de municípios, de maneira que os pacientes que moram no interior possam ser examinados à distância e venham a ter um diagnóstico para seus males sem precisar vir até a capital.

Propus, também, que a Bancada discuta sobre a necessidade de implantação de um Centro de Referência para a realização de transplantes renais e de fígado e outros tipos de transplantes. Hoje, em Manaus, os transplantes renais, por exemplo, são realizados somente em um único hospital da rede particular e o número de transplantes já realizados não chega a duzentos, o que faz com que uma fila com centenas de pessoas permaneça à espera dessa cirurgia.

Embora as dificuldades sejam muitas na área da saúde, acredito que se trabalharmos como Bancada, junto ao governo federal, muitas dessas dificuldades terão uma resposta mais rápida em benefício da nossa população.

* Publicado em 30 de agosto /2011, no Jornal Dez Minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário