A 4ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Amazonas começou na noite da última quinta-feira (8). A solenidade de abertura do encontro contou com a participação do conselheiro do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Pedro Kitoko, do representante da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), Arnoldo Campos, e da representante da Secretaria Geral da Presidência da República, Vera Lúcia Barreto.
A apresentação de abertura foi realizada por Pedro Kitoko, que falou sobre o tema da conferência, “Alimentação Adequada e Saudável: Direito de Todos”. Para o conselheiro, é necessário que a sociedade entenda e celebre esse direito. “Direito não se pede, exigi-se”, disse o conselheiro, que lembrou ainda da conquista da inclusão do direito à alimentação no artigo sexto da Constituição Federal.
O representante da Caisan, Arnoldo Campos, abordou a importância de se cultivar os hábitos e a cultura alimentar típicos de cada região para o fortalecimento da segurança alimentar e nutricional. Ele também acredita que um trabalho de intersetorialidade trará grandes resultados para o estado. “Implantar a Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan) no Amazonas fará com que se cumpram as políticas e o Direito Humano à Alimentação Adequada”, afirmou.
Na ocasião, o presidente do Consea-AM, Marc Storck, celebrou a participação da sociedade na conferência. “Temos hoje uma população com a autoestima diferente, portadora de direitos. E essa é uma oportunidade de se firmar o Plano e o Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional no estado com uma visão regionalizada”, disse Marc Storck.
A Conferência do Amazonas ocorreu no Auditório da Assembleia Legislativa e encerrou-se sábado (10), com a eleição de delegados e delegadas para a Conferência Nacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário