VOTO DE PROTESTO DO DEPUTADO PRACIANO NA ESCOLHA DE MINISTRO DO TCU

O Deputado Federal Francisco Praciano (PT-AM), chamou a atenção do Plenário da Câmara dos Deputados, durante o processo de escolha da nova ministra do Tribunal de Contas da União, que na Casa há três projetos contra este tipo de eleição para o corpo de ministros do TCU. Um dos projetos é inclusive de autoria do próprio parlamentar, que parte indicada pelo corpo técnico do Tribunal de Contas da União e parte indicada pela sociedade, através dos conselhos profissionais, de profissões correlatas com a auditoria, a exemplo da OAB, economia, administração, contabilidade. Esses conselhos indicariam e completariam o quadro. Outro projeto é por concurso público para exercer o cargo de ministro; Entretanto, essas PECs não estão tendo a devida prioridade na Câmara.

Há anos que na Câmara não tramitam PECs desta natureza. “Eu não concordo com esse processo de colocar o sistema fiscalizando o sistema. E a gente precisa, inclusive nos Estados, nos Tribunais de Contas dos Estados (TCEs), acabar com essa espécie de promiscuidade, de confusão, que gera o seguinte princípio: a raposa fiscalizando o galinheiro”, concluiu Praciano.

Para mostrar a sua indignação com esta forma de escolha, O Deputado Francisco Praciano declarou em Plenário o seu voto para esta escolha: “Por conta disso, declaro que o meu voto, em protesto por não correr, por não tramitar nesta Casa, será abstenção, ou em branco”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça Débora dos Santos, exemplo de mãe da direita.

GUERRA COMERCIAL ENTRE ESTADOS UNIDOS E CHINA.

A maioria do povo brasileiro é contra a anistia à tentativa de golpe.