O parlamento estadual vai para Tabatinga ouvir de perto a demanda da população de nove municípios do Alto Solimões.
O município de Tabatinga (a 1.105 quilômetros de Manaus) volta a sediar a reunião itinerante da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), que acontece nos dias 14 e 15 de setembro. Há 10 anos o município não recebe a visita do parlamento estadual.
Dos 24 deputados, cerca de 20 deputados devem participar da reunião, além de lideranças comunitárias e prefeitos de nove municípios da região do Alto Solimões, entre os quais: Fonte Boa, Jutaí, Amaturá, Tonantis, São Paulo de Olivença, Santo Antônio do Içá, Tefé, Benjamin Constant, e Atalaia do Norte, no Alto Rio Javari.
O objetivo dos parlamentares é ouvir as principais reivindicações da população e identificar as maiores demandas sociais que exigem uma presença mais efetiva do poder público. “A ALEAM sai de sua sede, em Manaus, mobiliza todo o seu pessoal operacional para ver de perto os problemas que afligem os ribeirinhos, cumprindo sua função constitucional, de buscar soluções em defesa dos municípios”, disse o presidente da ALE-AM, deputado Ricardo Nicolau (PRP).
Do encontro com os parlamentares, será elaborado um relatório contendo as principais reivindicações da população e os problemas detectados no Alto Solimões, segundo o presidente da AELAM.
A sede da sessão itinerante
Com quase 60 mil habitantes, Tabatinga tem um diferencial em relação aos outros municípios da calha do Alto Solimões. O intercâmbio cultural, comercial e econômico com o Peru e a Colômbia é intenso, mas o isolamento geográfico dificulta uma presença mais efetiva das autoridades brasileiras. Todas essas questões motivaram a realização da reunião itinerante da ALEAM no município.
O trabalho de algumas comissões
A Comissão de Defesa do Consumidor (CDC), presidida pelo deputado estadual Marcos Rotta (PMDB), distribuirá uma cartilha à população de Tabatinga sobre os direitos dos consumidores e fará fiscalizações em estabelecimentos comerciais para detectar possíveis irregularidades.
As Comissões de Ciência e Tecnologia (presidida pelo deputado José Ricardo Wendling, PT) e Agricultura, Pecuária, Pesca, Abastecimento (Orlando Cidade - PTN) decidiram debater pontos em comum durante a reunião itinerante da ALEAM. O foco das discussões será a exploração do potencial da região do Alto Solimões.
A Comissão de Finanças Públicas vai focar suas discussões no empreendedorismo, com foco no micro e pequeno empresário, enquanto que a Comissão de Gestão e Serviços Públicos (CGESP), presidida pelo deputado marco Antônio Chico Preto (PP) vai debater a inoperância da telefonia fixa e móvel.
A presidente da Comissão da Mulher e da Família, deputada estadual Conceição Sampaio (PP) vai levar para a reunião itinerante a proposta de instalação de comissões municipais nas câmaras de vereadores e nas prefeituras de todos os municípios do interior em defesa das mulheres e a Comissão de Direitos Humanos, Assuntos Indígenas e Cidadania, presidida pelo deputado Wilson Lisboa (PCdoB), vai tratar dos problemas de saúde das etnias da região do Alto Solimões.
As Comissões Técnicas Permanentes da ALE-AM que estarão presentes são:
Defesa do Consumidor (CDC) - deputado Marcos Rotta (PMDB);
Constituição, Justiça e Redação (CCJR) – deputado Belarmino Lins (PMDB);
Transporte Público - deputado Marcelo Ramos (PSB);
Ciência e Tecnologia - deputado José Ricardo Wendling (PT);
Educação e Cultura - deputado Sidney Leite (DEM);
Agricultura, Pecuária e Aquicultura - deputado Orlando Cidade (PTN);
Finanças públicas - deputado Adjuto Afonso (PP);
Segurança Pública - deputado Cabo Maciel (PR);
Gestão e Serviços Públicos (CGESP) – deputado Chico Preto (PP);
Mulher e Família - deputada Conceição Sampaio (PP);
Esporte, Lazer e Juventude – deputado Fausto Souza (PRTB);
Turismo e de Geodiversidade - Francisco Souza (PSC);
Geodiversidade, Recursos Hídricos e Energia - deputado Sinésio Campos (PT);
Meio Ambiente, Desenvolvimento Regional e Sustentável - deputado Luiz Castro (PPS);
Assuntos Municipais e Política Urbana - deputado Tony Medeiros (PSL);
Saúde, Previdência, Assistência Social e Trabalho – deputado Vicente Lopes (PMDB) e
Direitos Humanos, Assuntos Indígenas e Cidadania - deputado Wilson Lisboa (PCdoB).
*As informações são da Diretoria de Comunicação da ALE-AM
Nenhum comentário:
Postar um comentário