PARLAMENTARES DA FRENTE MISTA DE COMBATE À CORRUPÇÃO DO CONGRESSO NACIONAL, SÃO RECEBIDOS PELO PRESIDENTE DO STF


Os Deputados que compõem a coordenação da Frente Parlamentar Mista de Combate à Corrupção do Congresso Nacional, Francisco Praciano (PT/AM), Paulo Rubens Santiago (PDT /PE), Delegado Protógenes (PCdoB/SP), e o Deputado Chico Alencar (PSOL/RJ), estiveram em audiência com o Ministro Antonio Cezar Peluzo, presidente do Supremo Tribunal Federal, onde a ele foi levada a necessidade que sejam julgadas, o mais rápido possível, as ações que tramitam naquele Tribunal que questiona a constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa, a fim de que a mesma possa valer plenamente para as eleições de 2012.

A Lei da Ficha Limpa foi oriunda de iniciativa popular e reuniu assinaturas de mais de 2 bilhões de cidadãos favoráveis à moralização do processo eleitoral. A validade dessa Lei não foi reconhecida para as eleições de 2010 e ficou postergada para as eleições de 2012. A FRENTE PARLAMENTAR MISTA DE COMBATE À CORRUPÇÃO espera que o STF julgue, o mais rápido possível, os aspectos referentes à constitucionalidade dessa Lei, ainda pendentes de apreciação pelo Tribunal. A maioria dos membros da Frente entende, assim como a OAB e a Procuradoria-Geral da República, que a Lei da Ficha-Limpa é constitucional.

As ações ajuizadas pela OAB nacional e pelo Partido Popular Socialista (PPS) pedem que o Tribunal declare a constitucionalidade da Lei. A outra ação, proposta pela Confederação Nacional das Profissões Liberais (CNPL), pede que o Supremo declare inconstitucional um dispositivo da norma segundo a qual são inelegíveis as pessoas excluídas do exercício de profissão em razão de infração ético-profissional. 

Na audiência, os parlamentares também informaram ao Presidente do Supremo Tribunal sobre uma Indicação (sugestão feita pelo Poder Legislativo a membro de outro Poder) que a Frente Parlamentar Mista de Combate à Corrupção encaminhará à Presidente da República e ao próprio Presidente do STF, propondo a criação e implementação, pelos três Poderes da República, de um "Pacto de Combate à Corrupção". A proposta da Frente contendo o detalhamento do "Pacto" será protocolada na Câmara dos Deputados na próxima semana.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça Débora dos Santos, exemplo de mãe da direita.

GUERRA COMERCIAL ENTRE ESTADOS UNIDOS E CHINA.

A maioria do povo brasileiro é contra a anistia à tentativa de golpe.