Acessos

terça-feira, 10 de abril de 2012

AGB realiza o XVII Encontro Nacional d e Geógrafos

O Encontro Nacional de Geógrafos (ENG) tem se constituído como o principal evento da Geografia brasileira. Próximo de sua décima sétima edição, o ENG, além de congregar o maior número de participantes em torno das questões da Geografia, também é um momento de avaliação, debate e encaminhamentos do pensar e do fazer em Geografia, em diálogo profundo com a Universidade, Entidades de Pesquisa e de Representação, e com Movimentos Sociais.

O ENG é o evento de maior participação da comunidade geográfica brasileira, produzindo-se como espaço de intensa reflexão em torno das questões que tangem a Geografia, em especial em relação às principais problemáticas que envolvem a produção do espaço brasileiro. Da mesma forma, é o momento em que a Geografia, em diálogo também com outras áreas do saber, se mostra e se reflete em um conjunto de atividades.

Objetivos

A finalidade principal do Encontro Nacional de Geógrafos é congregar a comunidade geográfica brasileira, envolvendo-a em um conjunto de atividades e discussões que possibilitem avaliar, discutir e encaminhar questões pertinentes à ação e ao pensamento geográfico no Brasil. Seus principais objetivos são constituir-se como espaço de reunião da Geografia brasileira (professores, pesquisadores, alunos e sociedade em geral), em intenso debate sobre práticas e concepções geográficas, e ser um momento de profunda troca de experiências e saberes, contribuindo para o avanço da Geografia tanto na Universidade como em toda a sociedade.

Ênfases dessa edição

O XVII Encontro Nacional de Geógrafos, a ser realizado em Belo Horizonte entre os dias 22 e 28 de Julho de 2012 tem como tema “Escalas, poderes, ações, geografias” e será realizado no Campus da Universidade Federal de Minas Gerais. Organizado pelas Seções Locais da AGB através das Reuniões de Gestão Coletiva, esta edição terá a presença marcante de movimentos sociais e populares em várias de suas mesas de debate, numa tentativa de dialogar e articular o conhecimento produzido a partir da Geografia com os saberes construídos nas lutas populares ao redor do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário