O deputado José Ricardo, autor da única emenda ao Projeto de Lei 058/2012, que autoriza um reajuste de 6% aos trabalhadores da educação, ligados a secretaria estadual de educação. Segundo o deputado, ele recebeu em seu gabinete a manifestação do Movimento dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas (MOVTE) e do Movimento de Luta dos Professores de Manaus – MLPM que defendem o aumento de 15% e que acusam o Sindicato dos Professores de não debater com a categoria o assunto.
Ainda segundo os professores, outras categorias, tiveram seus salários reajustados em percentuais acima da inflação, ou seja, com ganhos reais. Podemos citar o reajuste salarial da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e dos Servidores da Polícia Civil do Estado do Amazonas, aprovados dia 14 de março de 2012, por esta casa.
O reajuste para PMs e bombeiros foi de 11,3% mais reajuste da data base da categoria mais de 6% de reposição, fazendo um total de aproximadamente 17% só para este ano. Além disso, terão reajuste gradativo nos próximos cinco anos (até 2016) de 22,6%, fora o reajuste anual negociado na data base, durante esse período.
Os Servidores da Polícia Civil tiveram reajuste de 6,8% (ganhos acima da inflação) mais aumento gradativo de 19,2% até 2015 (Lei Nº 3.722, de 19 de Março de 2012). Os professores reclamam da proposta aceita pelo Sindicato da Categoria sem discussão com a base e questionam por que esta diferença entre as categorias..
De acordo com o parlamentar, o orçamento para educação em 2012 cresceu 15% e que por tanto, é possivel atender a reivindicam reajuste de 15%. Ele pediu ainda que a Comissão de Educação da ALEAM discuta com os professores as propostas de reajuste.”Se os professores estão insatisfeitos com o reajuste e com o sindicato, acredito que a comissão de educação pode ajudar no sentido de ouvir a todos na busca da melhor proposta salarial para os professores’ argumentou o parlamentar.
Fonte: Assessoria de Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário