Acessos

sábado, 15 de outubro de 2011

Semana de Ciência mobiliza 643 instituições


Mudança climática e prevenção de desastres naturais serão os temas deste ano 

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2011 vai estimular a difusão dos conhecimentos e o debate sobre as estratégias para enfrentar o desafio planetário das mudanças climáticas. As 9.458 atividades, promovidas por 643 instituições de ciência e tecnologia, serão realizadas em 430 cidades brasileiras, entre 17 e 23 de outubro. Após incluir a questão da “Ciência para o Desenvolvimento Sustentável” na edição do ano passado, o maior evento de divulgação científica do País abordará, neste ano, as “Mudanças Climáticas, desastres naturais e prevenção de risco”. 

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável pela coordenação nacional da Semana, escolheu o tema após consultar instituições e entidades parceiras.

Em todo o País, as instituições de ensino e pesquisa promoverão eventos públicos para difundir os diversos aspectos e as evidências científicas sobre o impacto das atividades humanas no clima do planeta e as medidas preventivas mais adequadas a serem adotadas em escala local e global.

Química

Um segundo tema a ser tratado nesta Semana é “Química para um Mundo Melhor”, para atender a recomendação da Assembléia Geral das Nações Unidas, que declarou 2011 como o Ano Internacional da Química. A Organização das Nações Unidas (ONU) tem o objetivo de estimular todos os países a realizarem ações para aumentar a consciência coletiva sobre a importância da química e suas contribuições para o bem-estar da humanidade. 

Semana Nacional tem participação de universidades, escolas e museus

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia acontece no Brasil desde 2004, com participação crescente de público, instituições de pesquisa e ensino e municípios. Em 2010, foram realizadas cerca de 14 mil atividades, em quase 500 municípios brasileiros. 

As instituições que organizam as atividades são universidades e instituições de pesquisa; escolas públicas e privadas; institutos de ensino tecnológico, centros e museus de C&T; entidades científicas e tecnológicas; fundações de apoio à pesquisa; parques ambientais, unidades de conservação, jardins botânicos e zoológicos; secretarias estaduais e municipais de C&T e de educação; empresas públicas e privadas; meios de comunicação; órgãos governamentais; ONGs e outras entidades da sociedade civil.

A finalidade principal é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de Ciência e Tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. O evento possibilita ainda que a população brasileira conheça e discuta os resultados, a relevância e o impacto das pesquisas científicas e tecnológicas e suas aplicações.

Mural

Um mural eletrônico voltado para a inclusão social de deficientes visuais e auditivos será destaque no estande do Instituto Nacional de Tecnologia (INT/MCTI) na Tenda da Ciência de Petrópolis (RJ), que faz parte das atividades da Semana Nacional. O Mural Eletrônico Braille apresenta o mesmo texto nessa linguagem em relevo, em áudio e em libras (linguagem de surdos). Acionado pelo programa Sigesc AVA, o aparelho integra o projeto Escola Inclusiva, que desenvolve tecnologias de acessibilidade na rede pública de Niterói (RJ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário