Por: Elizeu de Sousa
As “Viagens Poéticas” começaram encantadas na árvore das palavras. Esclareço: dezenas de pessoas atendendo ao convite do pessoal do Tempo da Poesia reuniram-se, pontualmente às 9h da manhã do sábado, 8 de outubro, em volta do baobá do Passeio Público, no Centro de Fortaleza. A árvore africana, trazida para o Brasil em 1910 por Tomás Pompeu de Sousa, foi rodeada de poetas e poetizas do Templo e convidados que ali verbalizaram suas poesias.
Foi assim que Templo lançou o projeto “Viagens Poéticas” que vai fazer transitar dentro dos ônibus de Fortaleza através de centenas de cartazes com 37 poesias selecionadas. Todas de autores alencarinos. Trata-se de um empreendimento cultural da Economia Solidária, esclarece Ana Lourdes, uma das poetisas do Templo. Ela diz que as poesias dentro dos ônibus “vão suavizar a correria” da vida urbana, nesses tempos de pressa e estresse.
Além da afixação das poesias em letras graúdas para qualquer um ler, dentro dos ônibus da “periferia e das aldeotas”, Ana também chama a atenção para dez intervenções, com a participação de intérpretes nos sete terminais de integração dos coletivos da cidade. Algumas dessas esquetes líricas acontecerão dentro dos ônibus naqueles horários intermediários, quando o corredor do coletivo fica vago.
Reginaldo Figueiredo, poeta do Templo da Poesia, esclarece que as “Viagens Poéticas” começam a partir desta semana e vão até o dia 12 de dezembro quando será lançada a “antologia poética, reunindo todos os 190 poetas que inscreveram suas obras no projeto”.
O lançamento no Passeio Público ainda contou com a participação de Daniel e Banda, que musicou e cantou versos do imortal Fernando Pessoa. Depois, artistas ali presentes declamaram versos dando conta dos amores e também das aventuras travadas no cotidiano do viver.
O projeto foi vencedor de um Edital da Secultfor (Secretaria de Cultura de Fortaleza), obtendo assim o apoio da Prefeitura para acontecer. Também ganhou a simpatia do Sindônibus que dá um apoio complementar.
Além de Ana e Reginaldo, integram o Templo da Poesia: Talles Azigon, Luana Oliveira, Carlos Amaro, Carlos Arruda, Gervana Nobre e Italo Rovere.
Nenhum comentário:
Postar um comentário