Por: Jonas Gomes da Silva*
Steve Paul Jobs, ex-fundador e CEO da Apple e NeXT, faleceu no último dia 05 de outubro após uma longa batalha travada desde 2004 contra um cancer raro no pancreas. Com apenas 56 anos deixa um legado que revoluciou nossa geração e melhorou a vida de milhares de pessoas no planeta. Assim, nesta vigésima primeira coluna, convidamos o(a) nobre leitor(a) a questionar sobre “O que podemos aprender com Steve Jobs?', a fim de identificar formas de melhorar, não somente nossos processos, produtos ou gestão empresarial, mas também nossas atitudes diante da vida.
Tentou-se encontrar as respostas para à pergunta acima, a partir de pesquisas junto a livros contendo sua biografia e artigos publicados pela Ririanproject, Businessweek, Forbes, Fortune, Washington Post e New York Times. A partir desde levantamento, aprendemos as seguintes lições:
Esteja diariamente comprometido com a EXCELÊNCIA. Steve Jobs não teria conseguido sucesso profissional se não fosse uma pessoa que exigisse muito de si mesmo e das pessoas com as quais convivia. Muitos dos produtos de maior sucesso da Apple (O Mac, iMac, iPod, iPhone e iPad) foram desenvolvidos sob sua liderança e pelo incansável esforço de exigir o melhor dos seus colaboradores. Este princípio pode ser aplicado tanto na execução da mais simples tarefa quanto na mais complexa. Se aceitamos fazer algo, temos que fazê-la da melhor forma possível, não se contentando em entregar um trabalho, relatório ou serviço de qualquer maneira. Assim, use todo o seu talento, todas as habilidades e conhecimentos para se diferenciar dos demais, executando sempre os serviços solicitados com algo “extra”, prestando a atenção em detalhes que realmente fazem a diferença. E se não soubermos como fazer com excelência? então temos que buscar aprender com as pessoas excelentes. Isto é muito claro na frase dita por Jobs “Eu trocaria toda minha tecnologia por uma tarde de conversa com o Socrates”.
Você tem que fazer o que ama e acreditar nos seus sonhos. Parece auto ajuda, mas reflita: Você se levanta pela manhã de segunda-feira pensando na sexta? Se sim, então possivelmente não estas em uma ocupação que sinta prazer em executá-la. Qual a chama que lhe move diariamente? Pense....., recomendamos procurar uma ocupação que dê a você um senso de sentido, direção e satisfação na vida. Ter um senso de propósito e objetivos claros nos ajudam a dar sentido à vida e a superar os momentos difíceis que ela nos impõe. E se fazemos o que gostamos, então a Excelência citada acima fará parte do nosso currículo e modo operandis. Segundo Jobs “Ser o homem mais rico do cemitério não me interessa. Ir para a cama à noite dizendo que fizemos algo maravilhoso, isso importa para mim.”
É a inovação que distigue os líderes dos seguidores. Para a inovação apenas a imaginação é o limite. Pense fora do convencional. Se você está trabalhando em uma organização, seja ela uma empresa, universidade, escola, um partido político, uma igreja, uma associação, etc.. então pense em novas maneiras de executar seu trabalho, novas maneiras de tornar a vida das pessoas a quem você serve melhor e mais simples. Inovação não deve ser encarada como algo distante ou apenas como “algo novo que traz lucro, ganho econômico” como preconiza a maioria dos livros técnicos sobre o assunto, inovação quer dizer fazer algo novo que torne a vida das pessoas melhor.
Jamais desvalorize o Design, pois ele faz diferença. Todos os produtos e serviços da Apple, desde o iPad até as suas lojas de varejo têm uma assinatura distinta que comunica muito bem a empresa. Design, seja ele industrial, gráfico ou arquitetônico, traz um diferencial e deve facilmente comunicar a marca da sua organização para os clientes, fornecedores e colaboradores. Uma característica distinta de Job foi sua grande capacidade desenhar novos modelos organizacionais antes de focar no desenvolvimento dos novos produtos e seus resultados. Infelizmente, muitos gestores estão tão focados nos resultados e em manter-se nos seus cargos por um longo tempo que esquecem de investir tempo para inovar seus modelos de gestão e liderança.
O principal objetivo do marketing é entender e conectar pessoas. Diversos livros têm sido escritos sobre a habilidade de Jobs em encontrar soluções para o mercado. Os comerciais do iPad e do iPhone da Apple têm obtido sucesso pela simples razão: Eles não focam em especificações técnicas que muitos usuários não pretendem entender, nem em efeitos especiais, etc. Eles simplesmente mostram alguém usando o aparelho, o qual permite que o usuário aprenda a se conectar ao aparelho e à outras pessoas de forma simples, de tal maneira a querer o produto. Neste sentido, Jobs dizia a seus engenheiros e designers “Não sejam tão obcessivos com os detalhes técnicos do produto, mas em saber sobre a experiência dos clientes.”
Bote o cérebro para funcionar! Busque explorar o potencial ilimitado que há na sua cabeça, por meio do questionamento sincero e pela busca continua de respostas/soluções para problemas, que para os demais são desapercebidos, mas que podem trazer melhorias para o local onde trabalhas ou vive. Isto fará de você uma pessoa inovadora. Fazer todos os dias as mesmas coisas e se contentar com isso é intelectualmente estar morto, mesmo vivo.
Saiba dar mais valor para a família! Infelizmente, Job saboreou o gosto de estar com a esposa e os quatro filhos nos últimos meses de sua vida.
*Dr. Em Engenharia de Produção e Professor da UFAM
E-mail: gomesjonas@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário