Foto: Portal do Governo do Estado do Espírito Santo
Bom desempenho no exame pode permitir entrada direta no ensino superior, certificado de conclusão do ensino médio, acesso ao Fies e ProUni
Em 22 e 23 de outubro, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizado em 1.599 municípios. O número de participantes confirmados para esta edição é de 5.366.780. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), do Ministério da Educação (MEC), responsável pelo Enem, prevê que mais de 400 mil pessoas vão trabalhar na avaliação em todo o País.
São 59 universidades federais que vão usar, em alguma etapa do processo de seleção, ou como parte da nota, a pontuação no exame. As notas do Enem também serão usadas como única forma de seleção por 48 instituições de ensino superior que confirmaram a adesão ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O Sisu é um sistema informatizado, sob gerência do MEC, que seleciona novos candidatos exclusivamente pela nota obtida no Enem.
Além de ser porta de entrada para instituições de ensino do País, inclusive a maioria das universidades federais, o resultado do Enem pode ser usado como instrumento para certificação de conclusão do ensino médio, e é pré-requisito para solicitação do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) desde 29 de julho deste ano. Além disso, para concorrer a vagas do Programa Universidade Para Todos (ProUni) também é necessário bom desempenho no exame.
Temas - O primeiro dia de provas será dedicado aos temas Ciências Humanas e suas Tecnologias; e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, e terá duração de 4h30; no segundo dia os temas serão Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias, e a duração é de 5h30. As provas começarão às 12h, conforme horário de Brasília.
Hotsite - Os candidatos podem solucionar dúvidas no hotsite do Enem(www.enem.inep.gov.br). Outro serviço disponível é o acesso ao cartão de confirmação da inscrição, que será fundamental para quem não tenha recebido pelos Correios. Os resultados individuais também serão publicados na página do Enem na internet.
Será possível consultar os gabaritos das provas objetivas até o terceiro dia útil seguinte a 23 de outubro, quando serão realizadas as últimas provas. Os resultados de cada estudante estarão disponíveis na internet a partir de 4 de janeiro de 2012. Será necessário, para cada consulta individual, que o candidato saiba o número de inscrição e senha ou CPF e senha.
Exame será aplicado em presídios e unidades socioeducativas
As pessoas que estão em estabelecimentos prisionais ou unidades socioeducativas no Brasil tem mais tempo para se inscreverem no Enem. As inscrições foram prorrogadas até a próxima sexta-feira (21). Inicialmente, o período de inscrições - que começou em 3 de outubro - se encerrava no dia 17.
O cadastro das pessoas privadas de liberdade e jovens sob medida socioeducativa precisam ser feitas pela internet, , da mesma forma que os outros candidatos, porém o responsável pedagógico é que fará a inscrição. Este profissional também se responsabiliza pela leitura do edital, do acompanhamento de processo desde a inscrição até o acesso aos resultados.
O responsável pedagógico precisa informar o número da unidade prisional ou socioeducativa e o cadastro de pessoa física (CPF) do candidato.
O exame acontece em 28 e 29 de novembro, em locais indicados por órgãos de segurança pública e justiça estaduais, que sejam unidades prisionais ou socioeducativas.
Resultados anteriores - O último Enem nas unidades prisionais e instituições socioeducativas recebeu 14.473 inscrições, com 70% de presença.
Passo a passo do candidato está disponível em www.enem.inep.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário