A data de 11 de Setembro que ficou marcada na história da humanidade pelo ataque terrorista ao World Trade Center em que morreram segundo dados oficiais 2.750 vitimas.
O World Trade Center abafou um outro ato terrorista que havia acontecido no mesmo dia há 28 anos antes numa terça feira de manhã em Santiago do Chile, quando aviões bombardearam o Palácio de La Moenda e assassinaram o presidente democraticamente eleito Salvador Allende e não sabemos exatamente o número de vitimas.
Os dois ataques foram executados por pessoas fundamentalistas e obsecadas em ver MAL e perigo em tudo.Os que cometeram os crimes do W.T.C e La Moneda naquelas terça feiras, estavam interligadas no mesmo agente incentivador que ó imperialismo estadunidense.
No caso do W.T.C,o imperialismo enlouquecido agiu como Nero ao colocar fogo em Roma, busca um inimigo comum e de popularidade mundial.
O que uniu os dois ataques separados em quase três décadas?
O fundamentalismo e a obsessão de alguns grupos, no caso dos militares chilenos e Pinochet o perigo comunista e de Bin Laden e George W Bush de verem inimigos em tudo, onde " quem não está comigo é meu inimigo".
O fundamentalismo e fanatismo, pode ter caracter religioso,político, econômico.O termo fundamentalismo surge no inicio do século XX em algumas denominações cristãs do sul dos E.U.A,em que para eles a "leitura das Sagradas Escrituras ao pé da letra basta" ou " Sola Scriptura".
Para o fanático todos aqueles que não estão com ele ou não concordam com suas idéias são seus inimigos e devem serem combatidos numa guerra inglória.POIS SÓ ELE É O CERTO É QUE TODOS OS OUTROS ESTÃO ERRADOS E CONDENADOS.
Como escreve Amós Oz o " fanático reside no desejo de obrigar os outros a mudar".Mas ele próprio não é capaz de mudar a si mesmo?;onde acaba em nome de suas intolerância praticando atos insanos que " clamam os céus", como atentados terroristas, guerras, genocídios e outras formas de violência para se impor, mesmo que sua verdade esteja errada ou equivocada.
O fanatismo eo fundamentalismo leva a pessoa a se isolar e ao mesmo tempo ficar obsecado em ver inimigos e perigo que os deixa inseguro no seu mundo em sua fortaleza,pois ela vive num mundo virtual, irreal e imaginário, como podemos ver o medo de alguns movimentos cristãos ao modernismo, pós modernismo, secularismo, ateísmo,comunismo,feminismo e homossexualismo...
Diante da intolerância,desrespeito e isolamento destes movimentos fundamenta listas e fanáticos, nós acabamos de cair na mesma cantilena deles.nos fechamos e não dialogamos com eles,pois a força deles está" no conflito por conflito, violência" e não no diálogo aberto,racional,franco e fraterno.
Eis que nós devemos nos abrir ao diálogo com eles e sabermos escutar suas idéias e não nos impor,a nossa verdade,mesmo que estejamos certos e eles errados.
Pois como ensina Jesus, " se te ouvir,terás ganho teu irmão"( Mt 18,15) e como escreve Voltares," Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você de dize-las".
Este é o principio de toda a cultura de Paz e do diálogo,democracia,respeito devemos ser humildes,pois arrogância nos fecha e isola ao nos declararmos certos,puros e bons.
não vamos responder com a mesma moeda,mas vamos procurar dialogar e ouvir os fundamentalistas e fanáticos,pois eu cresço e amadureço quando me abro e conheço o outro,pois " só podemos amar quem nós conhecemos"( Santo Agostinho de Hipona)
_________
*Membro da Equipe da Pastoral Operária Arquidiocesana de Pelotas/ RS
Nenhum comentário:
Postar um comentário