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quarta-feira, 19 de setembro de 2012

MDS lança prêmio para empresas parceiras do Plano Brasil Sem Miséria


Certificar e reconhecer as empresas que comercializam produtos oriundos de povos e comunidades tradicionais e agricultores familiares. Esse é o objetivo do Prêmio Empresa Parceira do Plano Brasil Sem Miséria, lançado nessa terça-feira (18) pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), durante a 46ª Convenção da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). A secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Maya Takagi, participou da abertura do evento, que segue até quinta-feira (20), no Bourbon Convention & Spa Resort, em Atibaia (SP). 

Durante a solenidade, a secretária chamou ao palco o diretor de Geração de Renda do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Arnoldo de Campos, para anunciar em conjunto a primeira edição do prêmio de reconhecimento às empresas parceiras do Plano Brasil Sem Miséria, por meio de ações de estímulo à aquisição de produtos da agricultura familiar e de povos e comunidades tradicionais. 

“A ideia é reconhecer e divulgar a prática de empresas do setor do comércio varejista e atacadista voltadas para a aquisição desses produtos e incorporar o público do Brasil Sem Miséria como fornecedor de matéria-prima ou produtos acabados”, destacou Maya. Além disso, acrescentou a secretária, o prêmio visa diversificar os produtos e manter o caráter regional, com identificação de origem, selo da agricultura familiar e que tenham diálogo com o consumidor em benefício de todas as famílias brasileiras. 

Trabalho e renda – A Abras foi a primeira instituição privada a aderir ao Plano Brasil Sem Miséria, com objetivo de gerar trabalho e renda no campo, com a compra e a comercialização de produtos de agricultores familiares extremamente pobres que participam do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), e de contratar participantes dos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). 

Segundo o presidente da Abras, Susumu Honda, a parceria com o Brasil Sem Miséria já se mostrou um sucesso. “Tivemos grandes redes e empresas regionais participando do processo de compra em diversas regiões. Isso é motivo de orgulho para nós.” O anúncio do prêmio, assinalou ele, é importante porque a rede supermercadista tem a sua contribuição reconhecida pelo governo federal. 

O MDS e o MDA, ressaltou Honda, estão de parabéns porque mudaram a forma de apresentar esses produtos para a venda ao consumidor. “O trabalho realizado pelos dois ministérios traz o produto em condições de ser exposto em nossas gôndolas. Isso ajuda muito, porque você tem um processo mais rápido de aquisição dessas mercadorias. A continuidade dessa parceria com certeza vai ocorrer, porque temos demanda, mas a gente precisa ter persistência.” 

A secretária Maya mencionou, durante a abertura da convenção, que a parceria com a Abras é da maior importância para a superação da miséria no Brasil. “Com esse acordo, já temos muitos resultados. Vários produtos estão nas prateleiras (dos supermercados).” Segundo ela, o acordo também objetiva proporcionar capacitação de mão de obra urbana e qualificar a gestão dos empreendimentos da agricultura familiar para colocar no mercado um produto cada vez melhor, com condições justas para ambos os lados, permitindo que todos ganhem. 

Contatos com empresários – O governo federal montou um estande no evento da Abras para fazer contatos com os empresários. Durante a convenção, os participantes poderão buscar informações sobre como ter acesso aos produtos de agricultores familiares e de povos e comunidades tradicionais e sobre políticas públicas, programas e instrumentos de fortalecimento e valorização desses públicos. 

Com o espaço, o governo federal objetiva ampliar as relações com as 27 associações estaduais de supermercados e com os diretores das redes do setor. No estande poderá ser consultado um catálogo contendo informações de 33 empreendimentos da agricultura familiar com experiência em comercialização, além de material promocional para valorizar a exposição e a venda desses produtos nos supermercados. 

A convenção da Abras reúne cerca de 600 líderes das principais redes de supermercados do país, das associações do setor e das centrais de negociações. O segmento é responsável pela comercialização de mais de 80% dos produtos alimentícios, de higiene, limpeza e congêneres em todo o país. Os supermercados geram cerca de 960 mil empregos diretos, além de outros 2 milhões de postos indiretos, em 82 mil estabelecimentos de todo o Brasil. 

Por Sandra Fontella - Ascom/MDS

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