Deputado José Ricardo visitando unidade de saúde |
O deputado cobrou que o Governo do Estado faça concurso público e desloque médicos, como ainda enfermeiros para os municípios do interior do Amazonas, além de mais estrutura aos hospitais estaduais localizados nessas cidades. “As pessoas estão padecendo e não estão sendo respeitadas no seu direito de ter um atendimento digno na saúde”.
Toda semana, o parlamentar visita hospitais, bem como delegacias e escolas nos municípios por onde passa e afirma: “falta estrutura, principalmente, nas unidades de saúde”. Ele citou o caso de Barcelos, onde o Governo não tem médico no hospital estadual; existe apenas um, contratado pela Prefeitura. “E, vez por outra, o povo de lá tem o apoio dos médicos do Exército. Mas não é algo permanente”, disse ele, ressaltando que nas avaliações da gestão do Estado só são divulgados resultados positivos. “O povo que sofre não é entrevistado na hora de produzir essas pesquisas”.
José Ricardo enfatizou que as prefeituras desses municípios arcam com todas as despesas financeiras de pessoal, já que o Governo não faz novos concursos, uma situação aceita, todos os anos, pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), durante a aprovação das contas do governador. “Daqui a pouco, o Estado fica com os ‘louros’, porque não sabemos quem está avaliando esse Governo, e as gestões municipais terão que pegar todo o dinheiro que era para os serviços básicos e aplicar nos hospitais”, declarou.
Ele ainda está aguardando uma resposta da Secretaria de Estado da Saúde (Susam) quanto aos relatórios que envia regularmente, fruto das visitas que faz aos hospitais da capital e do interior. “Ainda não obtive nenhuma resposta. Parece que o Estado não está muito preocupado com a saúde do povo, ainda mais o do interior. É preciso um olhar mais prioritário para essa população. Se não, continuaremos tendo as migrações para Manaus pela falta de estrutura adequada em muitas cidades”.
Fonte: Assessoria de Comunicação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário