Todo o nosso aplauso aos atletas brasileiros que com muita garra e determinação estão defendendo o Brasil nas Paralimpíadas de Londres. Foi um final de semana e tanto. Já estamos em 8º lugar no ranking, com 7 medalhas de ouro, 3 de prata e 3 de bronze nas modalidades da natação, do judô e do atletismo. E até o dia 9 certamente teremos novas conquistas.
Vocês assistiram aos jogos, puderam se emocionar com André Brasil (nos 100 metros, nado borboleta) e Daniel Dias que brilharam na natação e levaram nosso país ao pódio, com dois ouros cada (nos 50 metros livre e 200 metros livre). André também foi prata nos 200 metros medley e Daniel quebrou o recorde mundial, na sua categoria, nos 200 metros livres.
No judô, muita torcida para o Tetracampeão Paraolímpico Antônio Tenório, que conquistou o bronze. E o que dizer das nossas meninas do judô? Lúcia Teixeira levou prata na categoria até 57 kg; Michele Ferreira o bronze na de até 52 kg; e Daniele Bernardes também o bronze (62 kg).
Já no atletismo masculino tivemos a dupla surpresa de Yohansson Nascimento, que além de ouro e recordista mundial dos 200 metros (com 22s05) surpreendeu o mundo ao pedir sua companheira Thalita, em casamento, ao vivo.
E como foi bom ver Alan Fonteles, também nos 200 metros, desbancar o favorito da competição, o sul-africano Oscar Pistorius. Mais um ouro paralímpico para o Brasil.
Aplausos, também, às meninas do atletismo. Estão de parabéns Terezinha Guilhermina que conquistou o ouro com 24s84, Jerusa Santos, que nos trouxe a prata, e, claro, Jhulia Karol que por muito pouco não ficou com o bronze. Orgulho triplo para todos nós.
E os jogos paralímpicos continuam... Agora há pouco, o time de futebol 7, formado por jogadores que tiveram paralisia cerebral, derrotou o time dos EUA por 8 a zero, classificando-se para as semifinais. Mais uma promessa de ouro pela frente.
Não deixem de acompanhar. Um feito extraordinário do nosso esporte e dos atletas paralímpicos.
Uma curiosidade: desde dezembro do ano passado o Brasil passou a utilizar os termos Paralímpico-Paralimpíadas (sem a letra o de Olimpíadas), como já vinham fazendo todos os outros sete países de língua portuguesa. A palavra vem da contração de paraplégico + olimpíadas e assim também é na língua inglesa: paralympic = para(plegic) + (o)lympics.
Nenhum comentário:
Postar um comentário