Acessos

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Juventude precisa ocupar os espaços políticos

Frankeline Bispo
Aos 25 anos, a sergipana Frankeline Bispo, natural de Barra dos Coqueiros (SE), lança-se à disputa pela Câmara Municipal. Militante do PT desde os 15 anos, conheceu o Partido por meio de um amigo. Desde então mergulhou fundo na política e na luta por melhores condições para os jovens de sua região.

Além de militar na Juventude do PT (JPT), Frankeline atuou na juventude do Movimento Rural dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e formou grupos de discussão e formação política de jovens, em Barra dos Coqueiros, levando muitos deles à participação cidadã.

Na sua cidade e dentro do Partido, Frankeline vem rompendo barreiras: foi a primeira mulher secretária de juventude de Sergipe, reeleita para o segundo mandato. Na entrevista ela fala sobre preconceitos e explica por que, apesar das dificuldades, jamais deixaria o PT. 

Barra dos Coqueiros ama o PT

A juventude precisa ocupar os espaços políticos para transformar o país. A pauta das políticas públicas tem de estar na sociedade e não só no Partido. Precisamos ocupar os espaços para lutar e aprovar essas políticas. O PT é o Partido que transformou o Brasil, um Partido sério, onde qualquer pessoa tem voz. É um Partido de todos. É por isso que eu milito pelo PT. Não me vejo em nenhum outro Partido. 

O lançamento da minha candidatura é um sonho coletivo e deve-se à minha experiência e ao trabalho que desenvolvo junto às comunidades e à juventude no município. Um trabalho de conscientização que vem levando muitos jovens a perceberem a importância de sua atuação na cidade. 

A política encontra-se num estado muito crítico em Barra dos Coqueiros. Muito por conta das administrações que tivemos na nossa cidade. Apesar desse descrédito na política, é uma cidade que ama o PT, muito pela influência do governo Lula. Aqui, as pessoas sentem necessidade de um governo próximo delas, porque muito do que existe em termos de políticas públicas em outras regiões não chega aqui. 

Nós temos um quadro de vereadores que não atuam e que pouco fazem para trazer esses programas para cá. Nosso vereador do PT, Cláudio Caducha, agora saiu para se candidatar à vice-prefeitura. Nós necessitamos, portanto, dar continuidade a esse trabalho dentro do Parlamento. 

Bandeiras

Uma das nossas propostas centrais é implementar uma educação integral no município. Com isso nós vamos conseguir tirar os adolescentes das ruas. Hoje há muitos jovens que, quando terminam o segundo grau, não contam com nenhum incentivo da prefeitura para continuar estudando. Como as famílias são muito carentes, a situação se complica: ou ela paga estudo ou coloca comida na mesa. Nós precisamos, portanto, de políticas públicas que lhes permitam continuar os estudos e, ao mesmo, se lançarem no mercado de trabalho com qualificação. 

Com esse projeto de educação integral, nós vamos alcançar dois objetivos: primeiro, tirar esses adolescentes das ruas, afastando-os, sobretudo, do crime e das drogas. Segundo, dar aos pais uma tranquilidade em relação à alimentação. Esses jovens chegariam em casa alimentados nas escolas integrais. Temos de lembrar que há muitas comunidades carentes aqui na região. Além disso, em um turno eles fariam as aulas normais e no outro poderiam ter oficinas culturais e esporte, abrindo novas perspectivas. E nós defendemos, também, a oferta de cursos profissionalizantes. 

54% do eleitorado é jovem

Nós defendemos ainda a ampliação do programa de estágio dentro da administração municipal, programa de autoria do nosso vereador na Câmara. Queremos ampliar e que esse acesso se estenda, ainda, às empresas terceirizadas, ampliando as áreas de atuação dos recém-formados. 

Outra bandeira nossa é a ampliação do acesso dos jovens do campo ao PRONASCI e o apoio à criação de rádios comunitárias. Além de dar maior gás ao programa de incentivo aos grêmios estudantis – o Grêmios em Ação, que já existe – e revitalizar os Conselhos Tutelares. Há também todo um trabalho em prol da ampliação da biblioteca pública municipal. E em relação à cultura, queremos incentivar a cultura local que é muito rica aqui em Barra dos Coqueiros.

Queremos dar incentivos às empresas que estimulem a qualificação dos jovens e o aproveitamento deles para o mercado de trabalho. E, sem dúvidas, apoiar a instalação de creches, em especial, no bairro de Olinqua.

No nosso município, 54% do eleitorado é jovem. Nós queremos, portanto, alavancar o esporte aqui, apoiando fortemente a prática esportiva e os nossos atletas, incentivando competições e torneios. Nossa ideia é integrar fortemente esporte e educação. Quanto à saúde, nós queremos construir o Plano de Saúde dos Jovens, fortalecer o Programa de Saúde da Família e incentivar campanhas para esclarecer a população quanto à prevenção e ao controle das epidemias. Nós precisamos, ainda, de um plano de acessibilidade adequando nosso município à legislação já existente.

Vitórias contra o preconceito

Nós estamos num processo de renovação muito forte em Barra dos Coqueiros. Nosso grupo de juventude levanta essa bandeira e é muito forte dentro do PT na região. E nós temos grupos de juventude em quase todos os municípios sergipanos e eles estão liderando. A maior parte dos nossos colegas estão ocupando seu espaço, tornando-se presidentes do partido. A juventude está enfrentando erros, corrigindo-os e ocupando seu espaço. Esse é um processo importante dentro do PT hoje. Estamos levando a renovação adiante.

Já em relação às mulheres, há uma discriminação terrível no Brasil. Veja que dentro do PT de Barra dos Coqueiros eu era a única mulher atuante, apesar de termos muitas petistas, mas que não militam organicamente. Isso é complicado, porque além do preconceito pelo fato de eu ser jovem, eu sou mulher em um mundo de homens. Muitas vezes, inclusive, senti dificuldade em impor minhas colocações e tive de bater de frente para ser ouvida. Mas, consegui. A gente aprende muito.

Quero chamar a atenção também quanto à juventude do Nordeste. Nós sofremos muito preconceito das demais regiões do país. Mas, isso só fortaleceu a nossa luta. Hoje, por exemplo, temos uma pessoa maravilhosa que está contribuindo muito com o PT, o Jefferson Lima, Secretário Nacional de Juventude que é do nosso Estado. É uma vitória para nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário