Eleição no Sindicato dos Jornalistas do Amazonas será hoje.

Os jornalistas filiados ao Sindicato no Amazonas vão às urnas hoje, dia 22, para eleger a nova Diretoria da entidade e os membros da Comissão de Ética. Apenas uma chapa se inscreveu para concorrer encabeçada por Wilson Reis e Dora Tupinambá, presidente e vice respectivamente.

De acordo com a Comissão Eleitoral, os encaminhamentos adotados neste processo eleitoral, desde o lançamento do edital de convocação das eleições, são determinados pelo Estatuto da categoria, disponível no site da entidade: www.jornalistasam.com.br.

Comissão de Ética é eleita no mesmo dia

No mesmo dia da eleição da Diretoria também será eleita a Comissão de Ética, de acordo com Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, em vigor a partir das decisões aprovadas no Congresso Nacional Extraordinário de Jornalistas, realizado em agosto de 2007, em Vitória-ES. São elegíveis para Comissão de Ética os jornalistas sindicalizados a pelo menos dois anos e com 15 anos de comprovado exercício profissional e que não tenham sido punidos ou estejam sendo processados com base no Código de Ética dos Jornalistas ou na legislação penal em vigor no país. A Comissão de Ética é formada por cinco membros e terá até cinco suplentes.

Para consulta o Código de Ética está disponível nos sites do Sindicato dos Jornalistas do Amazonas (SJPAM) e da Federação Nacional dos Jornalistas – Fenaj (www.fenaj.org.br) 

Quem vota nas eleições

De acordo com o art. 80 do Estatuto poderá votar nas eleições do SJPAM, o associado que na data da eleição tiver:
1. Mais de dois meses de inscrição no quadro social;
2. Quitadas as mensalidades até quinze dias antes do dia da eleição;
3. Estiver em gozo dos direitos sociais conferidos pelo Estatuto;
4. O associado aposentado vota e pode ser votado mediante comprovação de sua aposentadoria como jornalista.

Eleições ocorrem a cada três anos

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas (SJPAM) realiza as eleições – da diretoria e comissão de ética – a cada três anos. Fundado em 1957, o sindicato tem como finalidade, segundo seu estatuto, a representação legal dos interesses e das reivindicações da categoria profissional; a defesa da liberdade do pensamento e expressão; a defesa da livre associação e dos princípios contidos na Declaração Universal dos Direitos do Homem, entre outras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça Débora dos Santos, exemplo de mãe da direita.

GUERRA COMERCIAL ENTRE ESTADOS UNIDOS E CHINA.

A maioria do povo brasileiro é contra a anistia à tentativa de golpe.