Acessos

domingo, 13 de novembro de 2011

Gilberto Carvalho participou do encerramento da 4ª Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional

Representando a presidenta da República, Dilma Rousseff, o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, participou do encerramento da 4ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, nesta quinta-feira (10) em Salvador. Em clima de aclamação disse: “E viva o povo brasileiro!”.

Carvalho falou sobre a importância da conferência como um espaço privilegiado entre governo e sociedade civil. “Nos oito anos do governo do presidente Lula, tivemos 73 conferências de onde tiramos importantes decisões dos gritos e protestos que foram feitos”. Disse que esses encontros trazem o exercício de ouvir. “A contribuição que essa conferência traz será levada para Brasília, como questões da água, agrotóxicos, agroecologia, indígena, agrária. Queremos permanentemente manter esse diálogo, essa relação que só faz reafirmar esses projetos”, afirmou.

E finalizou: “Que todos voltem para seus estados revitalizados e entusiasmados com o nosso projeto para que cada cidadão tenha o seu direito respeitado e a sua cidadania garantida”.

Maya Takagi, Secretária Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), resumiu o encontro como “quatro dias muito intensos, de muitos trabalhos, mas que construímos com colaboração, dedicação, organização e paciência. Fizemos o exercício pleno de prática cidadã”. A secretária se comprometeu em levar para o Governo Federal todas as contribuições, cada palavra, cada crítica e cada avaliação. “Estamos levando para Brasília esse resultado. Isso é um compromisso”.

Laudemir Müller, secretário Nacional de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), disse que para construir esse país, é preciso avançar na segurança alimentar e nutricional. “Já avançamos muito na agricultura familiar, na assistência técnica, mas ainda temos muito que fazer na produção com sustentabilidade econômica, social e ambiental”.

Naidison Baptista, presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional da Bahia (Consea-BA), falou da importância de uma construção coletiva. “Essa conferência traz um documento político aprovado por aclamação porque veio das nossas práticas, das nossas conferências. É o resultado da discussão de 75 mil pessoas que participaram desde as conferências municipais”.

Representando os quilombolas e pescadores, Xifronésia dos Santos, do estado de Sergipe, cantou em nome do povo negro: “são 500 anos em nome do povo negro e os quilombos sem saúde e educação. Tem que haver mudança em toda sociedade. Essa luta é nossa, é a luta do povo. É nos quilombos que constrói um Brasil novo”. E encerrou: Essa luta aqui é por um amanhã melhor”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário