Acessos

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Padre Nelson recebe o título de Cidadão do Amazonas na Assembleia Legislativa

A Assembleia Legislativa do Estado (Aleam) foi palco, na manhã desta quinta-feira (10), de homenagem ao padre Nelson Pereira da Silva (capelão da Polícia Militar/AM), que recebeu o título de Cidadão do Amazonas. A autoria desse reconhecimento público foi dos deputados José Ricardo Wendling (PT) e Luiz Castro (PPS), pelos relevantes serviços prestados em prol da população de Manaus desde 2003, por meio do trabalho missionário e social que desenvolve nos bairros Zumbi e Armando Mendes, Zona Leste.

Na ocasião, foi abordada a necessidade de toda a sociedade se unir contra a violência, fortalecendo a base familiar, expandindo as políticas públicas para as crianças, adolescentes e jovens, reaparelhando as polícias e valorizando mais os policiais. No último domingo (6), o padre Nelson foi vítima de assalto, na casa paroquial do Armando Mendes, onde foi amordaçado e agredido por bandidos armados.

Para José Ricardo, é justa essa homenagem a um padre tão dedicado com os trabalhos sociais e missionários das comunidades onde atuou nos últimos anos. “Esse reconhecimento surgiu como sugestão dos comunitários, pela dimensão e pela importância de seu trabalho. Uma homenagem a quem vem de longe para se dedicar e mudar a realidade do povo”, declarou ele, ressaltando que é preciso expandir as ações de prevenção à violência e discutir com a população o orçamento público, para que haja mais políticas públicas na área da segurança.

O arcebispo de Manaus, Dom Luís Soares Vieira, afirmou que padre Nelson tem feito um belo trabalho na cidade, ajudando os irmãos que mais precisam. “Ele viveu tanto a vida das comunidades que foi até assaltado. Sofreu o que o povo sofre diariamente, porque a violência está muito séria no nosso Estado”. E completou que a paz deve começar em casa, já que toda violência provoca violência. “E quem é agredido quando criança, fatalmente, torna-se um agressor quando adulto, podendo ingressar no mundo das armas e das drogas. Também temos a corrupção política, quando o dinheiro público, que deveria ser investido em mais educação, saúde e segurança, vai para paraísos fiscais. Um povo violentado também vira um povo violento. E precisamos mudar essa realidade”.

O homenageado

“É com muita satisfação que venho a público agradecer essa homenagem”, declarou o padre Nelson em seu discurso inicial, relembrando que quando chegou em Manaus, no dia 27 de fevereiro de 2003, sentiu um forte impacto, primeiramente, pelo calor, e depois pela grande desigualdade social. “Como disse Jesus quando do milagre da multiplicação dos pães e dos peixes: ‘dai-lhes vós mesmos de comer’... Digo que com esse espírito fui trabalhar nas comunidades desta cidade”.

Ele afirmou que na data de hoje estava ganhando uma nova identidade, o de ser também amazonense. “Agradeço a Deus, pelo dom da vida, principalmente, nesse momento de aflição que passei recentemente. Mas compartilho com todos a alegria que vivo neste momento. Porque Deus não deixa nenhum filho desprovido. E hoje estou recebendo esse reconhecimento da sociedade amazonense como filho desta terra. A partir de hoje, tenho três identidade: paranaense de nascimento, gaúcho de tradição e amazonense de paixão”.

Uma trajetória de fé e determinação

Nascido no dia 14 de novembro de 1968, na cidade de Santa Izabel do Oeste, no Estado do Paraná, Nelson Pereira da Silva ingressou no seminário São Francisco de Assis, em 1991, na cidade de Ituporanga (SC), aos 21 anos de idade. Formou-se em auxiliar de contabilidade, em 1995; graduou-se em filosofia, em 1998; e em teologia, em 2002, no Paraná. Nesse mesmo ano, ele foi ordenado Diácono na Catedral de Nossa Senhora de Oliveira, em Vacaria (RS); e em 2003, ordenado sacerdote na Paróquia de São Roque, em Coronel Vivida (PR).

Já em Manaus, no ano de 2003, recebeu a provisão de pároco da Área Missionária Zumbi/Armando Mendes, onde desenvolveu suas atividades até o dia 31 de dezembro de 2007, além de fazer parte da equipe de formadores do Seminário Arquidiocesano São José. Pós-graduado psicopedagogia (2006), pe. Nelson assumiu em janeiro de 2008 como pároco da Área Missionária Domingos Sávio, localizada no bairro Armando Mendes (ocupação Sharp, Conjunto Industriário, Conjunto Itacolomy, Sítio Bom Jesus e Armando Mendes).

E mais: em 2003, oficializou a criação da Comunidade Nossa Senhora da Imaculada Conceição, no Conjunto Castanheiras, bairro São José; em 2004, com a direção da Escola Agrotécnica Federal do Amazonas, deu-se início ao Projeto Capelania, que integra valores do evangelho com a vida dos estudantes, servidores e docentes; e desde 2005, é confessor no Santuário Nossa Senhora Aparecida. Além disso, o sacerdote é orientador e gestor de programas sociais (arrecadação e distribuição de alimentos, roupas, medicamentos a famílias carentes); mobilizador de campanhas educativas, principalmente, na área de meio ambiente; articulador nas questões sociais, como ainda presta assessoria em cursos bíblicos, Pastoral Familiar, equipes de Nossa Senhora, retiros e palestras para crianças, jovens e adultos.

Em novembro de 2009, padre Nelson ganhou o Prêmio Betinho Atitude Cidadã, Região Norte, após ser escolhido pela Coordenação no Amazonas do Comitê de Entidades no Combate à Fome pela Vida (Coep). E em janeiro deste ano, foi apresentado pelo arcebispo de Manaus, Dom Luís Soares Vieira, e nomeado pelo então comandante da Polícia Militar como capelão da PM/AM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário