Acessos

terça-feira, 8 de novembro de 2011

José Ricardo manifesta solidariedade ao padre Nelson cobrando do Governo ações efetivas na área da segurança pública

Deputado José Ricardo Wendling (PT) voltou a afirmar que o Amazonas vive em estado de insegurança permanente. Ele citou e repudiou o assalto e a tortura sofrida pelo padre Nelson Pereira da Silva, pároco do bairro Armando Mendes, Zona Leste, na noite do último domingo (6). “Manifestamos nossa solidariedade ao padre Nelson, que ficou em poder de bandidos, sendo amordaçado e torturado”, declarou o petista, cobrando apuração e celeridade nesse caso, como ainda no caso da morte do padre Ruggero Ruvoletto.

Na próxima quinta-feira (10), o padre Nelson será homenageado no plenário da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), com o título de cidadão amazonense, de autoria do deputado José Ricardo. “Uma justa homenagem que já estava programada, mas que agora é mais do que necessária para cobrarmos soluções para os problemas da segurança pública”.

Ele cobrou também a vinda do novo secretário de Segurança Pública do Amazonas, o terceiro da atual gestão estadual, à Aleam para que apresente o plano de segurança pública e a execução do Programa Ronda nos Bairros. “Pela terceira vez mudaram o secretário e parece que nada melhorou na área da segurança. Só os crimes aumentaram, como ainda a impunidade, que é uma das maiores injustiças. O povo está com medo e começa a crescer a revolta da população de fazer justiça com as próprias mãos”.

Segurança contra vandalismo nas igrejas

O parlamentar encaminhou Indicação à Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) para que tome providências quanto aos atos de vandalismo que vêm ocorrendo nas igrejas católicas de Manaus. Informações recentes dão conta de que vândalos estão depredando igrejas na Zona Sul e Centro da cidade: pelo menos cinco templos tiveram suas fachadas manchadas com tinta vermelha; e em outros casos, cartazes foram colocados nos muros com frases depreciativas.

“A Secretaria de Segurança precisa apurar esses casos. Não podemos aceitar esses atos de vandalismo em nenhuma igreja, seja ela católica ou evangélica. É um absurdo que precisa ser coibido”, afirmou o deputado.

Audiência para discutir a segurança

José Ricardo também propôs Audiência Pública na Comissão de Segurança Pública da Aleam para discutir o Plano Estadual de Segurança, como ainda solicitou cópia do Programa Ronda nos Bairros, que até agora está apenas na promessa de governo, bem como cronograma de execução da ação.

“Basta passarmos a vista nos jornais diariamente para vermos casas e comércios sendo invadidos por bandidos, policiais sendo assassinados e sendo expulsos da corporação, além de problemas estruturais nas delegacias, viaturas sem manutenção e baixos salários de policiais civis e militares, como ainda o tráfico de drogas imperando na capital e interior do Amazonas”, declarou o deputado, questionando sobre o porquê do Estado não conseguir vencer a batalha da violência.

De acordo com o parlamentar, a própria população tece comentários e críticas sobre operações realizadas pontualmente em bairros da cidade, sem um planejamento mais concreto e definitivo: “tomara que essa ação não seja corriqueira, caso contrário, será mais um ponto negativo na administração do governador Omar” e “fiquei feliz quando vi policiamento ostensivo no domingo, no conjunto Shangrilá. Mas na terça, foram os bandidos que fizeram a festa por aqui, após a saída da polícia”.

Ele contou que no interior o assunto é mais crítico, com o total sucateamento da estrutura das polícias civil e militar, citando exemplos dos municípios visitados na semana passada (Tabatinga, Atalaia do Norte e Benjamin Constant). “Em Benjamin, por exemplo, o prédio da delegacia precisa de reparos urgentes, mesmo tendo sido reformada há pouco tempo, o que levantam suspeitas sobre a qualidade dessas obras. Além disso, as viaturas estão pifadas, algumas até paradas no meio da rua, pela falta de manutenção e local de trabalho dos PMs em pior estado do que as celas dos presos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário