Acessos

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Municípios do AM e AP recebem R$ 4 milhões para controle da malária


Para reforçar as ações de controle e prevenção da malária, o Ministério da Saúde está repassando R$ 4 milhões a 26 municípios do Amazonas e Amapá. Os recursos serão transferidos, em parcela única, diretamente do Fundo Nacional de Saúde aos fundos municipais. A medida tem como objetivo intensificar as ações de controle da malária nos estados que apresentam maior número de casos. Os recursos devem ser usados pelos municípios no financiamento de ações, como realização de diagnóstico, tratamento, controle vetorial e supervisão dos casos. 

Em seis anos, houve uma queda de 56% dos casos de malária em todo o País. Entre 2005 e 2011, as notificações reduziram de 607,7 mil para 267 mil. De acordo com o Ministério da Saúde, a redução é resultado da descentralização das ações de prevenção e controle da doença, da inclusão de derivados de artemisina no tratamento dos pacientes, melhoria no atendimento, aumento dos investimentos e capacitação dos profissionais.

Entre as ações de prevenção, ainda segundo o ministério, destacam-se a drenagem de áreas alagadas, pequenas obras de saneamento para eliminação de criadouros do vetor, obras de aterro, entre outras. O ministério recomenda a adoção de medidas de proteção individual contra picadas de insetos, como o uso de mosquiteiro impregnado com inseticida e de telas nas portas e janelas. 

Mais informações em: http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/

Nenhum comentário:

Postar um comentário