Acessos

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Entidades promovem o 3º Encontro de Catadores do Amazonas



Os catadores de materiais recicláveis estão espalhados em cada um dos municípios do nosso país, sendo bastante comum o preconceito e a falta de informação da população no que se refere à importância do trabalho realizado por eles que merecidamente devem ser considerados verdadeiros agentes ambientais. 

No Amazonas a situação não é diferente, nos últimos anos os catadores tem se empenhado em diversos aspectos para terem condições de desenvolverem a sua profissão com dignidade, buscando a duras penas garantir condições dignas de trabalho e renda com fortalecimento dos empreendimentos solidários por eles constituídos. Em que pese a luta constante, temos um cenário de 62 municípios no Estado, dos quais 60 deles que dispõe seus resíduos em lixões a céu aberto, em sua maioria sem programa de coleta seletiva implementado e com catadores realizando suas atividades dentro do lixão, inobstante a existência de Planos Municipais de Saneamento e Gestão de Resíduos em grande parte deles (56 Municípios).

Neste contexto, o Ministério Público do Trabalho da 11.ª Região em parceria com o Comitê Estadual dos Catadores de Materiais Recicláveis do Estado do Amazonas, pensando em debater a questão da inclusão social dos catadores no Estado, bem como de adotar uma postura pró-ativa, promove o “3º ENCONTRO ESTADUAL DOS CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS”, a ser realizado nos dias 22 e 23 de novembro de 2012, no Auditório do Sindicato dos Metalúrgicos, na rua Duque de Caxias, 958 - Praça 14 de Janeiro (3631-0795). 

No evento serão debatidos diversos assuntos dentro da temática POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS E A INCLUSÃO DE CATADORES NA COLETA SELETIVA DO ESTADO DO AMAZONAS. 

Eventuais esclarecimentos podem ser feitos pelos telefones de números (92) 3212-9030 ou (92) 9231-1090/ 9310-5569, na Assessoria da Caritas ou pelo endereço eletrônico: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário