Acessos

domingo, 14 de agosto de 2011

Waldemir José: "O melhor pré-candidato a prefeito é o Praciano"


O vereador Waldemir José é vereador do PT pela se­gunda vez. Além da Ufam, onde se formou em Filosofia, Waldemir tem no bairro de Petrópolis, onde mora, sua se­gunda escola. Foi lá que ele par­ticipou da fun­dação do nú­cleo orgânico e im­por­tante do PT em Manaus, sendo que a maioria dos mil­i­tantes tinha tido sido preparada ini­cial­mente pelas Co­mu­nidades Ecle­siais de Base es­tim­u­ladas de forma bril­hante pela paróquia de Petrópolis e seus padres lú­cidos. Waldemir tem orgulho das ori­gens e tenta nesta se­gunda vez como vereador (as­sumiu a cadeira aberta com a eleição de José Ri­cardo para dep­utado es­tadual) re­alizar um mandato essen­cial­mente pop­ular, tratando de questões como água, trans­porte e se­gu­rança. Apesar de ter as­sumido em fevereiro úl­timo, é um dos vereadores mais desta­cados e ativos da Câ­mara Mu­nic­ipal de Manaus.

Corre o boato DE que o PT apoiaria Ama­zonino Mendes nas próx­imas eleições, o que o senhor diria sobre isso?

Waldemir José - O di­retório Mu­nic­ipal do PT é com­posto por varias forças. E não consta que so­mente uma força tenha a maioria dos votos para de­cidir a questão das eleições mu­nic­i­pais. E até mesmo a pratica do atual prefeito é to­tal­mente oposta a prática do PT. isso seria in­viável.

Como o senhor avaliaria a posição do PT neste mo­mento?

Waldemir José - Avaliaria um PT in­de­pen­dente e com can­di­datura própria. Não só por uma tática eleitoral de mostrar o par­tido, mas que o par­tido con­strua um pro­grama para ci­dade, in­clu­sive para re­forçae até a própria questão da iden­ti­dade par­tidária. Então o melhor é que nós ten­hamos um can­didato próprio do PT.

Quem o senhor melhor indi­caria para can­didato a prefeito?

Waldemir José - Sem du­vida indi­caria o dep­utado fed­eral Fran­cisco Pra­ciano, que de al­guma forma, foi o primeiro pré-can­didato a se lançar para o cargo, logo após ser eleito o dep­utado mais votado no úl­timo pleito para a Câ­mara Fed­eral. Até mesmo as pesquisas re­centes apontam fa­voritismo maior em questão ao prefeito Ama­zonino. Afinal, não iremos apoiar al­guém que pensa difer­ente do nosso par­tido. Um ex­emplo é a questão da água. Acred­i­tamos que pre­cisa ex­i­stir, sim, tarifa so­cial, mas mesmo com ele­mento de con­trato com pes­soas de baixa renda desde 2001 ainda ex­iste pes­soas que não re­cebem o serviço. Isso é um dos pontos . O outro é a questão do trans­porte co­le­tivo pen­samos qual seria o preço justo da tarifa e da transparência necessária que esse­ pro­cesso exige, pois de­fend­emos que no mínimo é papel da prefeitura fis­calizar o sis­tema de trans­porte. Isso não tem acon­te­cido.

Como o senhor con­sidera a atual gestão da prefeitura?

Waldemir José - In­fe­liz­mente vejo que a prefeitura está querendo trans­ferir para em­presas a re­spon­s­abil­iade que é gerir e zelar pela máquina do es­tado e pelos serviços básicos. E isso causa desvan­tagem á pop­u­lação que sofre as con­se­qüên­cias. Por que em re­gras geral são in­ves­ti­mentos públicos que estão repas­sados para a ini­cia­tiva pri­vada. Essa gestão tem toda uma lógica porque repassa negó­cios de in­ves­ti­mentos mín­imos de um patrimônio pub­lico para pri­va­ti­zação. Não é a toa. por isso a pop­u­lação pre­cisa re­si­stir a esse tipo de ação.

O que o senhor es­pera das próx­imas eleições?

Waldemir José- Es­pero que se con­solide uma can­di­datura ino­vadora com um prefeito de es­querda. E temos ai duas promessas: O Pra­ciano e José Ri­cardo. O o PT en­trará em con­senso: O que será melhor para a pop­u­lação. E creio que até o fim do ano estaremos lançando nosso can­didato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário