O deputado José Ricardo Wendling (PT) denunciou nesta quinta-feira (18) que diversas entidades da sociedade civil, que realizam trabalho filantrópico na cidade, estão sendo prejudicadas por conta de atrasos nos repasses financeiros do Governo do Estado, parceria mantida por meio de convênios com a Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas). “Estamos no mês de agosto e ainda não liberaram os valores. Há entidades que correm o risco de fechar as portas. Uma situação desumana”.
De acordo com ele, a liberação dos convênios depende da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz). “Por isso, apelo ao líder do Governo e da Maioria e ainda à primeira-dama do Estado, que hoje está sendo homenageada na Câmara Municipal, que intercedam junto ao governador para resolver esse impasse”, declarou ele, lembrando que além dos atrasos para celebração dos convênios, as instituições ainda têm que esperar a “boa vontade” do secretário da Sefaz.
José Ricardo apresentou requerimento solicitando da Seas lista de entidades conveniadas em 2010 e em 2011, bem como suas atividades e os valores dos convênios. “Precisamos acompanhar esses contratos. Estamos falando de recursos para entidades sérias e comprometidas com as crianças, os idosos, os deficientes e os dependentes químicos. Não estamos falando de milhões de reais repassados no passado para entidades ligadas a políticos”.
E citou algumas entidades que estão sendo prejudicadas pelo atraso nos convênios, tendo que buscar apoio imediato por meio de doações, bingos e rifas: Casa Mamãe Margarida, Sociedade Pestalozzi do Amazonas, Fazenda Esperança, Pró-Menor Dom Bosco, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Associação de Amigos dos Autistas do Amazonas (AMA), Associação dos Deficientes Físicos do Amazonas (Adefa), Casa Vhida, Casa da Criança, Instituto Felipe Smaldone.
“Essas instituições fazem um favor ao Estado, quem tem a real obrigação de prestar esses serviços sociais. Por isso, exigimos que essa parceria seja séria e comprometida”, completou o parlamentar.
Fonte: Assessoria de Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário