Acessos

domingo, 2 de dezembro de 2012

Relator Nacional da Dhesca visita comunidades em situação de risco e conflitos em Manaus

Visita à ocupação da Rua Japurá, no centro de Manaus
O Relator da Plataforma Dhesca Brasil, Leandro Gorsdorf, acompanhado por representantes de entidades e movimentos sociais da capital amazonense, visitou hoje, domingo (2), nove comunidades em situação de risco, conflitos, intervenção de projetos de mobilidade urbana, habitação, saneamento e áreas de ocupação de diversas zonas de Manaus. 
Visita ao prédio ocupado na Rua Major Gabriel (Praça 14)
As visitas tiveram início na ocupação da Rua Japurá, centro. Em seguida, ocorreram as visitas do prédio ocupado na Rua Major Gabriel (Praça 14); moradores do bairro de São José II atingidos pelo implantação do BRT (Bus Rapid Transit), na zona leste; pessoas afetadas pela construção do Corredor Ecológico do Mindu, no bairro de Tancredo Neves, zona leste; moradores do bairro Piorini, zona norte, ameçados de despejos pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas); área de risco e alagação no bairro Santa Marta, zona norte; Comunidade do Parque das Nações Indígenas, zona oeste, onde indígenas estão ameaçados de despejos; Comunidade Artur Bernardes, bairro de São Jorge, zona oeste, onde terça-feira, dia 27 de novembro, ocorreu um incêndio desabrigando mais 500 famílias; e, as visitas encerram-se na Comunidade Mestre Chico, zona sul, que receberá intervenção do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim). 
Visita ao bairro de São José, zona leste
O que é a Relatoria? 

As Relatorias em Direitos Humanos são uma iniciativa da sociedade civil brasileira, que tem como objetivo contribuir para que o Brasil adote um padrão de respeito aos direitos humanos. O Projeto foi implantado em 2002 pela Plataforma Dhesca Brasil, inspirado nas Relatorias Especiais da ONU. O desafio das/os Relatoras/es é de diagnosticar, relatar e recomendar soluções para violações apontadas pela sociedade civil. Para averiguar as denúncias acolhidas, as Relatorias visitam os locais realizando missões, audiências públicas, incidências junto aos poderes públicos e publicam relatórios com recomendações para a superação dos problemas identificados.
 
Visita ao bairro Rio Piorini, zona norte
Audiência pública 

A missão do Relator encerra-se com uma Audiência Pública, que será realizada na segunda-feira (03), às 14h, no Centro de Formação da Arquidiocese de Manaus (Cefam), para apresentação das denúncias das comunidades afetadas e discussão com o poder público sobre os impactos das intervenções e a efetivação do direito à cidade. 

Serviço:

Evento: Audiência Pública; 
Dia: 3 de dezembro de 2012; 
Horário: 14 horas; 
Local: Centro de Formação da Arquidiocese de Manaus (CEFAM); 
Endereço: Av. Joaquim Nabuco, 1023 – centro, Manaus – AM. 

Mais informações:
  • Vasconcelos (9111-2575 e 8160-1313; e-mail: vasconcelosam@hotmail.com); e
  • Adnamar (9156-8544 e 8246-0759; e-mail: adnamarmota@hotmail.com).

Nenhum comentário:

Postar um comentário