Visita à ocupação da Rua Japurá, no centro de Manaus |
O Relator da Plataforma Dhesca Brasil, Leandro Gorsdorf, acompanhado por representantes de entidades e movimentos sociais da capital amazonense, visitou hoje, domingo (2), nove comunidades em situação de risco, conflitos, intervenção de projetos de mobilidade urbana, habitação, saneamento e áreas de ocupação de diversas zonas de Manaus.
Visita ao prédio ocupado na Rua Major Gabriel (Praça 14) |
As visitas tiveram início na ocupação da Rua Japurá, centro. Em seguida, ocorreram as visitas do prédio ocupado na Rua Major Gabriel (Praça 14); moradores do bairro de São José II atingidos pelo implantação do BRT (Bus Rapid Transit), na zona leste; pessoas afetadas pela construção do Corredor Ecológico do Mindu, no bairro de Tancredo Neves, zona leste; moradores do bairro Piorini, zona norte, ameçados de despejos pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas); área de risco e alagação no bairro Santa Marta, zona norte; Comunidade do Parque das Nações Indígenas, zona oeste, onde indígenas estão ameaçados de despejos; Comunidade Artur Bernardes, bairro de São Jorge, zona oeste, onde terça-feira, dia 27 de novembro, ocorreu um incêndio desabrigando mais 500 famílias; e, as visitas encerram-se na Comunidade Mestre Chico, zona sul, que receberá intervenção do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim).
Visita ao bairro de São José, zona leste |
O que é a Relatoria?
As Relatorias em Direitos Humanos são uma iniciativa da sociedade civil brasileira, que tem como objetivo contribuir para que o Brasil adote um padrão de respeito aos direitos humanos. O Projeto foi implantado em 2002 pela Plataforma Dhesca Brasil, inspirado nas Relatorias Especiais da ONU. O desafio das/os Relatoras/es é de diagnosticar, relatar e recomendar soluções para violações apontadas pela sociedade civil. Para averiguar as denúncias acolhidas, as Relatorias visitam os locais realizando missões, audiências públicas, incidências junto aos poderes públicos e publicam relatórios com recomendações para a superação dos problemas identificados.
Visita ao bairro Rio Piorini, zona norte |
Audiência pública
A missão do Relator encerra-se com uma Audiência Pública, que será realizada na segunda-feira (03), às 14h, no Centro de Formação da Arquidiocese de Manaus (Cefam), para apresentação das denúncias das comunidades afetadas e discussão com o poder público sobre os impactos das intervenções e a efetivação do direito à cidade.
Serviço:
Evento: Audiência Pública;
Dia: 3 de dezembro de 2012;
Horário: 14 horas;
Local: Centro de Formação da Arquidiocese de Manaus (CEFAM);
Endereço: Av. Joaquim Nabuco, 1023 – centro, Manaus – AM.
Mais informações:
- Vasconcelos (9111-2575 e 8160-1313; e-mail: vasconcelosam@hotmail.com); e
- Adnamar (9156-8544 e 8246-0759; e-mail: adnamarmota@hotmail.com).
Nenhum comentário:
Postar um comentário